Farmácias de Brusque aguardam chegada de autotestes contra Covid-19

Anvisa autorizou primeira empresa a comercializar esse tipo de exame em fevereiro

Farmácias de Brusque aguardam chegada de autotestes contra Covid-19

Anvisa autorizou primeira empresa a comercializar esse tipo de exame em fevereiro

O Brasil já tem seis autotestes de Covid-19 aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os dois mais recentes aprovados para uso a partir desta quarta-feira, 2. As farmácias de Brusque, porém, ainda aguardam a chegada desses exames.

A primeira marca de autoteste contra Covid-19 foi aprovada no Brasil em 17 de fevereiro. A DrogaRaia anunciou que recebeu os primeiros lotes nesta quinta-feira, 3, em São Paulo, mas a distribuição para os outros estados vai começar no fim de semana.

O autoteste está disponível para as compras online, nos sites e aplicativo das bandeiras Droga Raia e Drogasil, em todo o país, com prazos de entrega que variam de acordo com a região.

A farmácia São João tem previsão de receber o autoteste a partir da segunda metade de março. Segundo o coordenador regional da empresa, Reinaldo Mariano, a procura já existe na unidade. A FarmaSesi, a Panvel e a Preço Popular também ainda não receberam os autotestes.

Como funcionam os autotestes

O autoteste é feito com coleta por meio de bastão (swab) a ser inserido no nariz. O resultado deve sair em 15 minutos. A aprovação pela Anvisa foi feita com um conjunto de recomendações.

O teste deve ser realizado entre o primeiro e o sétimo dia do início do sintoma, ou cinco dias depois do contato com uma pessoa infectada com o novo coronavírus. O exame não é válido como diagnóstico, como documento para viagens ou para licença do trabalho.

Segundo a Anvisa, os autotestes são um procedimento orientativo. Eles indicam que alguém pode estar infectado com o novo coronavírus. O diagnóstico efetivo, porém, só pode ser realizado por um profissional de saúde.

A Anvisa ressalta que o autoteste de Covid-19 deve ser usado como triagem, para permitir o auto isolamento precoce e, assim, quebrar a cadeia de transmissão do vírus o mais rápido possível.

*Com informações da Agência Brasil


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo