Apesar de o Brasil ser um país que, em termos econômicos, é essencialmente agrícola e dependente do agronegócio para sua participação no comércio internacional, o campo da tecnologia avança ano após ano em todo o mundo, representando novas oportunidades, vagas de trabalho e atuação para profissionais formados em campos desta área.
Isso ocorre pois a tecnologia age como um agente facilitador para diversas áreas e campos de atuação, desde o agronegócio até a advocacia e o comércio dependem intrinsecamente do uso de ferramentas tecnológicas e sistemas digitais.
Logo, atualmente, diversos profissionais buscam se especializar nesta área e buscam uma gama de diferentes cursos para se profissionalizar em campos relacionados à tecnologia, como cursos de Power BI completo, cursos de programação e principalmente de desenvolvimento de sistemas.
Além disso, diversos órgãos públicos, governos municipais e estaduais também têm investido na formação de profissionais que atuam em soluções tecnológicas. Grande exemplo disso é o projeto Entra21 do estado de Santa Catarina.
Com este quadro de capacitação em mente, hoje vamos entender um pouco mais sobre o programa Entra21 e sobre a formação de profissionais da área da tecnologia em todo o estado.
O que é o Entra21 e qual a sua importância?
De acordo com a própria plataforma digital do Governo de Santa Catarina, o Entra21 é um programa de capacitação voltada para a área tecnológica que já formou milhares de profissionais em todo o estado, em locais como Blumenau e Vale do Itajaí.
Este programa de capacitação é responsável por formar e capacitar profissionais para atuar e lidar com diversos tipos de sistemas e linguagens de programação distintas, contando com cursos de power BI online, cursos de Java, de Python, de C#, Dev.mobile, Front End, Pacote Office e diversos outros.
Essa gama de linguagens e formatos de programação permite que sejam formados profissionais extremamente versáteis que atuam e trabalham com diversos tipos de códigos e formatos de programação, oferecendo uma base sólida e completa para sua atuação.
Uma das principais importâncias do Entra21, ainda conforme a plataforma digital do Governo de Santa Catarina, além da capacitação, é a questão da empregabilidade e do ingresso no mercado de trabalho.
Conforme afirmam os idealizadores e o próprio Governo de Santa Catarina, o programa é responsável por gerar empregos para até dois terços dos inscritos em um prazo de três meses, o que contribui de maneira direta para a economia do estado.
Novidades do Entra21 para o ano de 2022
A maior das novidades para a edição de 2022 do programa Entra21, segundo informações do Governo do Estado é a concepção da versão EAD do programa para este ano, podendo expandir as suas atividades para diversas outras cidades do estado.
Ainda de acordo com o site do Governo, para que mais pessoas possam ser contempladas pelos cursos na modalidade EAD, o Governo realizou parcerias com instituições de ensino de 18 cidades, dentre elas:
- Florianópolis
- Brusque
- Lages
- Criciúma
- São Bento do Sul
E diversas outras. Para obter acesso completo à lista de cidades que serão contempladas pelo programa, basta acessar a página do Governo de Santa Catarina.
Qual o período de ocorrência do Entra21 de 2022?
Os cursos do Entra21 deste ano serão realizados do mês de Abril até o mês de Outubro, contando com mais de 450 horas de aulas em disciplinas técnicas, como Python, C# e outras já mencionadas anteriormente.
Mas além disso, o curso contará com imersões em disciplinas voltadas para outras questões complementares, como por exemplo:
- Inglês
- Desenvolvimento Humano
- Criação de Portfólio
- Empreendedorismo
- Contabilidade e Finanças
Os interessados em ingressar no Entra21 devem ter pelo menos 16 anos e ter cursado ou estar cursando o ensino médio, porém, parte das vagas serão destinadas a inscritos com mais de 30 anos que visam reingressar no mercado profissional.
Também, é importantíssimo ressaltar que as vagas do curso serão destinadas, preferencialmente, à pessoas de baixa renda e também que o Entra21 promove a geração de empregos e uma melhora na economia das cidades onde ocorre.
As inscrições para o programa foram abertas no dia 31 de janeiro e podem ser realizadas até o dia 27 de março.