Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Antiga Aliança Nacional Renovadora pode ressurgir em Santa Catarina

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Antiga Aliança Nacional Renovadora pode ressurgir em Santa Catarina

Raul Sartori

Balaio
Quem não lembra da antiga Aliança Renovadora Nacional em SC? Pois ela pode ressurgir das cinzas. O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, tornou público que está se acertando com o ex-governador Raimundo Colombo em projeto de uma chapa que teria também o Podemos, União Brasil, PSD e, bem provavelmente, o PP, cujos cabeças, quase todos, em tempos idos, militaram, juntos, na memorável (e direitista que só ela!) Arena.

Parabéns, Procon
Merece aplauso geral a ação do Procon-SC, ontem, que via medida cautelar determinou a suspensão das atividades de 11 agências bancárias da Caixa Econômica Federal, Bradesco e Itaú, todas em Florianópolis, até que apresentem um plano de adequação do atendimento no que se refere à distribuição de senhas, inclusive no lado externo das respectivas agências. O mesmo problema também ocorre nas maiores cidades do interior. Castigo merecido, pelo teimoso desprezo à legislação e à sua clientela, a responsável única pelos seus lucros, obscenamente biliardários.

Arenas de Verão
As impressões colhidas de turistas atestam o acerto do governo estadual na implantação das Arenas de Verão em 12 municípios do litoral catarinense, com investimento de apenas R$ 5 milhões na construção das estruturas, operadas em uma parceria com as prefeituras. Dois detalhes chamam a atenção: a extrema utilização, inclusive até tarde da noite, e a limpeza.

Patrocínio
Os torcedores do Hercilio Luz, de Tubarão, que foram pesquisar sobre o novo patrocinador do clube, se surpreenderam e alguns até se escandalizaram: é o portal Fatal Model, serviço de acompanhantes em todo Brasil, que oferece “lindas mulheres, homens e transex para sexo e serviços eróticos”.

Compensação
Após a derrubada de veto pelos senadores e deputados, foi reinserido na lei federal 14.291, de 2022 o direito de emissoras de rádio e de televisão a uma compensação fiscal pela cessão do tempo para a propaganda gratuita dos partidos políticos. Originada de projeto do senador Jorginho Mello (PL-SC), a lei prevê que essa compensação fiscal será financiada pelo fundo partidário. O trecho havia sido vetado por Bolsonaro quando da sanção da norma, em 3 de janeiro.

Imprensa
A Associação Catarinense de Imprensa promove hoje, às 19 horas, a solenidade de entrega do 1º Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo, no Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa. Somente no ato é que serão anunciados os ganhadores das sete categorias em disputa e o Prêmio Especial do Júri, concedido a pessoas ou instituições que se destacaram na defesa do jornalismo e da liberdade de expressão.

Breque na corrupção
Está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa nesta semana um projeto que, não precisa conferir por pesquisa, tem amplo apoio popular. De autoria do deputado Jessé Lopes (PSL), proíbe a ocupação de cargos públicos por pessoas condenadas por corrupção. Se passar e for sancionado, vai provocar uma boa limpeza na política.

Minha casa
Ter a casa própria é um sonho para 87% da população, atestou a plataforma de moradia Quinto Andar, que ouviu mais de 3 mil pessoas em todo país. Em uma escala de 0 a 10, a nota média dada para a importância da casa própria ficou em 9.7, a mesma da profissão. Seguem a estabilidade financeira, 9.6; a família (9.4); plano de saúde (9.2); religião (9); negócio próprio (8.8); carro (8.5); filhos (7.9) e casar (6.9). Para 95%, a casa é o seu local favorito e é onde 76% passam a maior parte do tempo. Sim, lar doce lar, sempre.

Casa de Apoio
A Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon (Fahece) inaugura hoje em Florianópolis a Casa de Apoio do Cepon, com 54 leitos em quartos coletivos e mais nove quartos especiais destinados aos pacientes transplantados de medula óssea, que necessitam de cuidados específicos. As obras iniciaram em fevereiro de 2021 e foram concluídas em dezembro último. Durante o período da reforma também foram adquiridas as camas, colchões, mobiliários, utensílios e eletrodomésticos. O imóvel, cedido pelo governo estadual e datado da década de 70, tem três andares e 1.225m² de área total construída. Vai ser de uma utilidade extraordinária.

Lido, alhures
“É um erro pedir para alguém contar até 5, se esse alguém só sabe contar até 3. O erro é de quem pediu, não de quem não soube contar. A mesma coisa acontece com Lula: é um erro pedir que ele seja honesto”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo