Hospital Azambuja terá dez novos leitos de UTI Geral a partir de março

Aumento de leitos convencionais foi anunciado pelo Ministério da Saúde na última semana

Hospital Azambuja terá dez novos leitos de UTI Geral a partir de março

Nesta sexta-feira, 4, foi oficializada a habilitação de dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral no hospital Azambuja em Brusque, através de publicação no Diário Oficial da União. A oficialização ocorreu uma semana após audiência entre os diretores do hospital Azambuja com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A portaria GM/MS nº 220 foi assinada por Queiroga durante a primeira reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada em Brasília na quinta-feira, 27 de janeiro. Mesma data em que o ministro recebeu os diretores do Azambuja e ouviu os pleitos para melhorias no hospital.

Os novos leitos estarão liberados para atendimento a partir do dia 1º de março, conforme explica o gestor hospitalar Gilberto Bastiani. “Nós tínhamos 22 leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com Covid-19 e destes, o estado deixou dez. Os outros 12 foram desabilitados do sistema Covid-19.”, afirma. Apesar de serem desabilitados, o hospital manteve a estrutura de dez leitos e solicitou o credenciamento destes para UTI Geral.

Por terem sido desabilitados, os leitos precisaram passar por uma vistoria. “A estrutura já passou por vistoria da Vigilância Sanitária Estadual, estamos realizando toda a parte burocrática, com o encaminhamento da documentação e, a partir do dia 1º de março, iniciaremos os atendimentos com estes novos leitos”, ressalta.

Atualmente o Azambuja conta com dez leitos de UTI Geral, com a instalação e liberação de novos leitos, serão disponibilizados 20 leitos para tratamento intensivo de pacientes adultos. “É uma necessidade antiga do hospital a ampliação de leitos de UTI Geral. Há uma demanda muito grande de leitos UTI SUS, sendo recorrente a transferência de pacientes para outras cidades”, explica Gilberto.

Com a publicação da portaria, o Ministério da Saúde oficializa a ampliação de 6.450 leitos de UTI em todo o Brasil, aumentando a oferta aos pacientes que necessitam de cuidados intensivos. Santa Catarina terá a inclusão de 230 leitos de UTI para auxiliar na demanda da rede pública de saúde. Atualmente, o estado conta com 601 leitos de UTI para atendimento geral de adultos.

Novos leitos de UTI particulares

Paralelo à liberação de novos leitos de UTI SUS, o Hospital Azambuja está finalizando a instalação de seis novos leitos de UTI Geral para internações particulares ou por convênios. “Também estava em nosso plano de ação a ampliação de leitos nessa modalidade e agora conseguimos garantir essa melhoria aos nossos pacientes”, revela Gilberto.

Custeio de leitos

Durante a reunião da CIT realizada em Brasília, também foi definido que o Ministério da Saúde vai aumentar os valores repassados para o custeio de leitos de UTI a partir de 1º de março. O reajuste de novas diárias de UTIs convencionais, que atendem todas as especialidades, vai fortalecer essas instalações hospitalares em toda a rede do SUS do país. O aumento nas diárias sofrerá um novo acréscimo seis meses após a medida entrar em vigor.

A iniciativa é uma demanda antiga de estados e municípios e foi pactuada na reunião da CIT, que integra o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube