Volta às aulas: confira pesquisa de preço de materiais escolares em Brusque

São listados 27 itens em levantamento feito em quatro estabelecimentos

Volta às aulas: confira pesquisa de preço de materiais escolares em Brusque

São listados 27 itens em levantamento feito em quatro estabelecimentos

Após dois anos marcados pela pandemia da Covid-19, 2022 iniciará com a volta das aulas presenciais em fevereiro. Para aliviar o bolso na hora da compra dos materiais escolares, a melhor orientação aos pais é fazer uma pesquisa de valores antes do início das aulas. Neste sentido, o jornal O Município fez uma busca de preço com base na lista elaborada pelo Procon de Blumenau.

A tabela tem 27 itens, os mais baratos do local, e engloba desde massa de modelar até os cadernos de 16 matérias. A lista mais barata foi de R$ 85,44 e a mais cara de R$ 166,05.

Segundo as empresas da área, os pais tendem a comprar a lista inteira em uma mesma loja. De acordo com a administradora da Dokassa, Mari Suzana Cassaniga, o estabelecimento trabalha para facilitar a procura pelos materiais.

Mari explica que os pais geralmente costumam seguir a lista à risca, mas alguns itens, como lápis e borracha, comparam a mais por avaliarem ter uma demanda maior por esses materiais.

Tiago Schumacher/Arquivo O Município

O gerente da Papel & Cia, Luis Seefeld, conta que em todos os anos a empresa busca as listas dos colégios e tenta manter em estoque itens que não são muito comercializados durante o ano. Além disso, aponta que a oferta de descontos à vista faz os pais decidirem pela economia e optar em comprar a lista completa na loja.

A compradora da Havan, Rute Montibeller, destaca que alguns materiais são vendidos apenas em pacotes, com mais unidades, o que pode aumentar o valor final em comparação a outros estabelecimentos. Contudo, o valor unitário pode ser menor caso o consumidor dividir o preço da unidade.

Em relação ao movimento, Rute relata intensidade na procura pelos materiais escolares. Segundo ela, crianças e adolescentes estão bastante empolgados em adquirir o material.

“Os clientes veem com lista para fazer as compras, há também as pessoas que não são estudantes ou têm filhos estudando, mas que gostam de novidades, comprar canetas diferentes, cadernos”, diz.

Tiago Schumacher/Arquivo O Município

Conforme Luis, o estabelecimento registra grande movimento desde o retorno das férias coletivas do local. Neste ano, ele ressalta que será um tempo menor de vendas, pois algumas aulas iniciam em dia 7 de fevereiro. “A gente vai ter que atender ‘toda a demanda’ que teríamos em 45 dias de venda em 25 e 30 dias. A nossa expectativa está bastante alta”, comenta.

Em ritmo acelerado, Mari conta que a sensação é de que o movimento mudou um pouco referente aos anos anteriores. “Acreditamos que seja pelo ano atípico causado pelo Covid 19 e pelo início das aulas já no começo de fevereiro. Geralmente as maiores vendas sempre são mais perto do retorno das aulas. Então, as expectativas são muito boas para esse ano”, finaliza.

Confira a pesquisa de preço realizada em quatro estabelecimentos do município e compare os valores dos produtos. Pesquisa realizada entre os dias 18 e 24 de janeiro.

Preços do material escolar em Brusque

Orientações do Procon

O Procon de Santa Catarina recomenda que os pais fiquem atentos aos pedidos das escolas, pois algumas instituições podem fazer pedidos que não cabe a eles fornecerem, como álcool, giz e pincel para lousa. Também não pode haver especificação da marca ou do local para compra.

O diretor do Procon de Brusque, Volnei Montibeller, aconselha os pais a não comprar todos os produtos em um único lugar. Para ele, é importante fazer uma pesquisa, pois a variedade de preços é muito grande.

“Outro conselho é não levar os filhos na hora da compra, as crianças, fazem opções de produtos que sejam personalizados, como desenhos, e esse tipo de produto encarece muito, e a qualidade não muda para um caderno mais comum. Esses conselhos podem gerar uma grande economia,” finaliza.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo