Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Projetos contra e a favor da vacina para Covid-19 vão à votação na Assembleia nos próximos dias

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Projetos contra e a favor da vacina para Covid-19 vão à votação na Assembleia nos próximos dias

Raul Sartori

Projeto radical
Está pronto para votação no Legislativo estadual o radical projeto da deputada Ana Campagnolo (PSL) que veda em todo estado a vacinação compulsória contra a covid-19, que garante a livre locomoção dos não vacinados e proíbe sanções aos servidores e agentes públicos que se recusarem a tomar a vacina.

Recusa da vacina
Projeto do deputado estadual Laércio Schuster (Podemos), que vai para o plenário nos próximos dias, determina que a pessoa que se recuse a receber a vacina disponível contra covid-19 seja colocada, pela unidade de saúde onde possui cadastro, no final da fila para a imunização contra a doença. Com as exceções previstas, lógico.

Fronteiras abertas
Vice-líder do governo no Congresso e agindo próximo à coordenadora da região sul da Embratur, Júlia Zanatta, o senador Jorginho Mello (PL-SC) foi um dos principais articuladores no convencimento do Palácio do Planalto e ministérios para autorizar a entrada de turistas estrangeiros por fronteiras terrestres, que começa neste sábado, mas com necessidade de apresentação do comprovante de vacinação ou do teste negativo ou inconclusivo para covid. Medida que estava demorando.

Comemoração
O inconfiável Supremo Tribunal Federal fez sua “comemoração” às avessas e antecipada, quarta-feira, pela passagem do Dia Internacional de Combate à Corrupção, ontem: tirou do impoluto juiz federal carioca Marcelo Bretas as ações envolvendo o corruptíssimo ex-governador Sérgio Cabral, que confessou seus crimes e já devolveu alguns milhões do que roubou. Os “supremos” deliberaram que o magistrado é “incompetente”. Socorro!

Ameaça
Do deputado estadual Kennedy Nunes (PTB), em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, anteontem, criticando duramente o ministro “supremo” Alexandre de Morais e o STF, “um puxadinho da esquerda”: “Tenho nojo de vocês (ministros); mais de 100 dias de Roberto Jefferson (ex-deputado federal) preso por crime de opinião. Vai chegar tua hora Xandão, ah se vai”.

APPs
Bolsonaro deve sancionar sem vetos projeto de lei do deputado federal e um de seus amigos mais próximos, Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), aprovado anteontem pela Câmara dos Deputados, que regulamenta as áreas de preservação permanente (APPs) no setor urbano consolidado. Permite às prefeituras estipular faixas de tamanhos diferentes das previstas no Código Florestal, que atualmente variam de 30 a 500 metros, conforme a largura dos rios.

Negacionismo
Critica-se tanto, inclusive aqui, os negacionistas que não querem saber da vacina da covid. Há os que dão o título de negacionista maior a Bolsonaro, sem se dar conta de que há um competidor à altura dele no quesito: o ex-presidente Lula, que com a maior cara de pau e cinismo nega, diariamente, todos os seus malfeitos a ele atribuídos, causa que o tornou um egresso do sistema carcerário.

Contradição
A Prefeitura de Florianópolis cancelou os shows do Réveillon mas, ao mesmo tempo, manteve eventos como a Parada de Natal, na Praça XV, dias 16 e 17, com a presença aguardada de milhares de pessoas, sem distanciamento, para assistir ao desfile.

Metropol, a lenda
O livro “Histórias que a bola esqueceu – a incrível trajetória do E. C. Metropol e de sua torcida” (Carbo Editora), do chargista e roteirista Zé Dassilva, resgata a história de um time amador que, reforçado para abafar uma greve de mineiros de carvão, acabou se tornando uma lenda do futebol brasileiro. A obra chega à sua terceira edição, ampliada e revisada, com prefácios de Ruy Castro e Juca Kfouri – com o lançamento marcado para o próximo dia 14, em Criciúma, no restaurante D.O.C. Gastronomia, do Nações Shopping. Em Florianópolis, o evento será no dia 16, na Assembleia Legislativa. Ambos a partir das 19 horas.

Muito atrasado
Uma lei estadual de SC que tem mais de 20 anos proíbe a venda e distribuição de refrigerantes nas escolas de educação básica. E só agora o Congresso Nacional avança no assunto com aprovação de projeto de lei na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), propondo a mesma vedação.

Inclusões
O site Dictionary.com, que tem 70 milhões de usuários, elegeu esta semana a “palavra do ano”: “allyship”. Significa o status de uma pessoa que luta, em solidariedade mas não como integrante, pela inclusão de um grupo marginalizado ou politizado.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo