João José Leal

Promotor de Justiça, professor aposentado e membro da Academia Catarinense de Letras - joaojoseleal@omunicipio.com.br

Covid-19, ivermectina e cloroquina

João José Leal

Promotor de Justiça, professor aposentado e membro da Academia Catarinense de Letras - joaojoseleal@omunicipio.com.br

Covid-19, ivermectina e cloroquina

João José Leal

Sala de espera de consultório médico é convite para conversa sobre doença. Para começar, quem ali está já tem problema de saúde. Além disso, a conversa com o outro parece um ensaio para explicar ao médico os sintomas da sua moléstia. Dessa vez, a conversa começou quando chegou um paciente e logo foi cumprimentar o outro, que ali estava esperando a sua vez.

– Como estás Pedroca? Faz tempo que não te vejo. Penso que mais de ano, quase dois que não te encontro.

– É verdade, Roberto. Acho que não nos vemos desde o começo da pandemia. Tudo por causa dessa desgraçada da Covid. As pessoas já não se encontram mais, até os familiares sumiram. Eu já estou aposentado e tenho me cuidado para não contrair o vírus. Só saio para ir ao mercado, à farmácia e ao médico que, na nossa idade, a gente não pode dispensar. Até a missa que eu ia todos os domingos, agora só pela TV. Tens ido no GG para encontrar os amigos e tomar um café? Como é, escapaste da Covid?

– Felizmente, a danada não me pegou. E olha que não sou daqueles de ficar em casa. Uso máscara porque as pessoas te olham de esguelha se não andas com aquela focinheira de cachorro na cara. Mas, quando estou conversando com os amigos, ninguém fica mascarado. Pedroca, lá no GG sentimos a tua falta. O pessoal tem perguntado por ti.

– Agora que já me vacinei, acho que vou voltar a ir à missa, visitar o pessoal da família e ter coragem de aparecer lá GG a qualquer momento. E tu, também já tomaste a vacina?

– Olha, não tomei e não vou tomar a vacina. Não confio em vacina feita às pressas. Quem é que pode nos garantir que ela não produz um efeito colateral grave e nos causar mais mal do que bem? Eu acompanho o nosso Capitão que também não tomou o imunizante. Disse que preferia se prevenir tomando cloroquina. Pegou a Covid e tirou de letra. Estava com o organismo fortalecido para enfrentar o vírus e mostrou que o remédio ajuda, ao menos, a evitar que o coronavírus leve o doente para o hospital.

– Eu não concordo com essa tua opinião, Roberto. Alguns médicos até receitam cloroquina. Mas, acho que devemos seguir a opinião dos especialistas. Os infectologistas, a Organização Mundial da Saúde, a Anvisa e o Conselho de Medicina dizem que a cloroquina não tem nenhuma eficácia contra a Covid. Assim, penso que preciso seguir a opinião dessa gente estudiosa. Eles é que devem saber das coisas da ciência médica. Não me diz que também estás tomando essa tal de ivermectina?

– Desde que falaram que a ivermectina ajuda a fortalecer o organismo para enfrentar esse desgraçado coronavírus, eu e minha mulher estamos tomamos um comprimido a cada 15 dias. Duas filhas casadas que também tomaram, pegaram a Covid. Mas, ficaram em casa e nem foram para a cama. Para mim, foi a ivermectina que evitou uma doença mais grave.

João Pedro quis continuar a conversa para dizer que a ivermectina é indicada no tratamento de vermes e parasitas. Mas, seu amigo Roberto foi chamado para a consulta.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo