Licitação para reformas no colégio João Boos, em Guabiruba, deve ser lançada nesta semana

Edital foi suspenso em setembro para readequação de valores

Edital foi suspenso em setembro para readequação de valores

A expectativa do supervisor regional de ensino da Coordenadoria Geral de Educação (CGE), Odair Bozio, é que a publicação da licitação para a reforma e ampliação da EEB Professor João Boos, em Guabiruba, aconteça nesta semana.

No dia 1º de setembro, a Secretaria de Estado de Educação publicou a suspensão da concorrência para a reforma e ampliação da escola pela necessidade de readequação orçamentária. O João Boos sofre há muitos anos com problemas estruturais e, por causa disso, as aulas no local foram suspensas no início de 2021.

“Há duas semanas, foi feita a tomada de preço e enviada para a publicação da licitação. Foi feito uma nova tomada de valores e liberado para a publicação, mas a Secretaria de Casa Civil pediu um parecer do Tribunal de Contas. Acredito que na próxima semana [nesta semana] seja divulgado, o pessoal está todo pressionando. Inclusive, em reunião na segunda-feira, conversamos sobre isso”, explica Bozio.

Histórico longo

O supervisor regional de ensino da CGE explicou na época que a medida foi tomada para evitar problemas futuros relacionados às obras na escola, que já sofre com problemas estruturais e atrasos há muito tempo. Como o projeto era antigo, os preços que foram tomados estavam muito defasados.

O orçamento foi elaborado de acordo com tabela de preços da Secretaria de Infraestrutura, com valor estimado de R$ 4,35 milhões. O projeto inicial destinaria cerca de R$ 1,75 milhão para ampliação e quase R$ 2,6 milhões para reforma.

Aulas presenciais foram suspensas no início do ano por problemas na estrutura do colégio | Foto: Ciro Groh/Arquivo O Município

O projeto prevê a construção de área de 2,18 mil m², com um novo bloco 3, acesso coberto às áreas esportivas e campo de futebol. Os blocos 1 e 2, o refeitório e o ginásio de esportes vão ser reformados, totalizando área de 2,9 mil m².

O imbróglio sobre a reforma da escola João Boos vem desde 2013, e a população e o poder público da cidade vem batalhando desde então para que ela fosse efetuada.

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube