Com desaceleração da pandemia, entidades estão otimistas para vendas do fim de ano em Brusque

“Está sendo um ano de recuperação para o nosso comércio”, destaca presidente da CDL

Em meio ao segundo ano de pandemia, as entidades que representam o comércio de Brusque estão otimistas para as vendas do fim de ano. Em 2021, a projeção é favorável, já que, cada vez mais, as restrições estão sendo revogadas com a queda dos números de casos de Covid-19 e aceleração da vacinação.

Recentemente, a Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) divulgaram levantamento que prevê a contratação de mais de 100 mil vagas de emprego até o fim do ano no Brasil, o que também deve refletir em Brusque. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2021, foram criados 497 postos de emprego no comércio da cidade entre janeiro e agosto.

Presidente da Câmara de Lojistas de Brusque, Fabrício Zen comenta que o cenário, em todo o Brasil, é de esperança no comércio.

“De modo geral, 2021 está sendo um ano de recuperação para o nosso comércio, tanto em vendas quanto em quadro de funcionários. Estimamos ainda que novos postos de emprego sejam gerados para as vendas de Natal, uma vez que o foco principal do nosso comércio é na venda presencial”, destaca.

O cenário auspicioso motivou a CDL de Brusque a ampliar a tradicional promoção “Comprar aqui dá Sorte” para 2021. A entidade fará o sorteio de dois carros 0 km, um veículo para cada sorteado.

“É uma forma de incentivar as compras, mas também de recompensar os clientes, que apesar de um período turbulento, não deixaram de valorizar nosso comércio local”, lembra.

Retorno dos eventos aumenta otimismo

Apesar da preocupação com possível falta de insumos, algo que vem afetando a economia durante a pandemia, o presidente do Sindicato do comércio varejista e atacadista de Brusque e região (Sindilojas), Marcelo Gevaerd, enxerga uma tendência diferente em relação às vendas do final do ano passado e destaca que isso já vem acontecendo nos últimos meses

“Na pandemia, algumas áreas foram mais prejudicadas, praticamente pararam, como os eventos. Agora, está começando um novo momento. Acreditamos que será diferente, o sentimento é de muito otimismo dentro da realidade em que estamos, em uma crise mundial. Só em Brusque, foram criados mais de 4 mil empregos até julho deste ano. Isso tudo vai refletir lá na frente”.

Gevaerd ainda ressalta a importância do retorno dos eventos. Aos poucos, o setor está tendo mais possibilidades pela desaceleração da pandemia, que reflete no mapa de risco do governo do estado, matriz que determina, por exemplo, a quantidade de pessoas liberadas para cerimônias e festas.

“Isso influencia toda uma cadeia: cerimonialistas, cabeleireiros, vestuário, alimentação. Acredito muito em um final de ano positivo. Se conseguirmos igualar os números de 2019, pelo menos, acho que estará de bom tamanho”.

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube