Brusque inicia cadastro de interessados na castração gratuita para cães e gatos

Animais também receberam algumas vacinas

Brusque inicia cadastro de interessados na castração gratuita para cães e gatos

Animais também receberam algumas vacinas

A cidade de Brusque avança mais um passo nas ações do projeto Bem Estar Animal. A Secretaria de Saúde disponibiliza, a partir desta segunda-feira, 20, o link para que as pessoas se cadastrem no processo gratuito de castração, chipagem e aplicação da vacina contra a raiva em cães e gatos.

O procedimento será feito nas clínicas veterinárias credenciadas em edital publicado em julho deste ano.

Prioridades

Conforme a diretora da Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, nesse primeiro momento, as Organizações não Governamentais (ONGs) que estão envolvidas com as causas animais serão priorizadas. Além delas, os animais dos moradores de rua e as pessoas que ganham até três salários mínimos por família também estão entre as prioridades.

“Teremos duas clínicas que vão fazer esse trabalho. Pretendemos realizar 120 procedimentos até o final do ano. Serão cerca de 40 por mês. Primeiro para esses grupos e depois vamos abrindo para a comunidade geral”, frisa.

Ariane alerta que é preciso preencher o formulário, de forma correta e encaminhar alguns documentos para o e-mail: bemestar.animal@smsbrusque.sc.gov.br. Após isso, os documentos e as respostas serão avaliados e a pessoa ficará em uma fila de espera.

“De acordo com a necessidade e enquadramento nos critérios, os tutores serão contatados pela Secretaria de Saúde para levar o seu animal para realizar o procedimento”.

Situação atual

O Secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, afirma que essa é mais uma ação que visa a melhoria da saúde da população. “Ficamos muito felizes com essa notícia. Temos uma população estimada de 500 animais em situação de vulnerabilidade que precisam da castração. Além disso, será feita a vacinação desses animais e a identificação através de um chip.

Essa também é uma questão de humanismo, do cuidado com os nossos animais. Até esse momento não ouvíamos falar sobre isso, mas agora é uma demanda crescente e Brusque está fazendo a sua parte”, destaca.

Para se inscrever basta acessar o link. Após preencher os questionamentos, envie os documentos solicitados via e-mail conforme indicado no formulário e aguarde o contato da Secretaria de Saúde.

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube