Ari Vequi afirma que vai descontar salários caso servidores de Brusque entrem em greve

Para prefeito, não existe justificativa para estado de greve definido pelo Sinseb

O prefeito Ari Vequi ressaltou que “não há motivo” para o estado de greve definido pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brusque e Região (Sinseb) em assembleia na última semana.

Os motivos apresentados pelo sindicato são relacionados à falta de debate por parte da Prefeitura de Brusque no regime de previdência dos servidores e o não reajuste da data-base de 2021.

“Recebi ofício ontem solicitando uma audiência. Não há motivo nesse momento para greve. Se acontecer, eu irei entrar na justiça pedindo ilegalidade e vou descontar dias, horas de quem faltar”, disse Vequi.

O prefeito afirma que as decisões da Justiça sobre a questão dos reajustes é clara para a administração e que, por isso, não há discussão sobre o assunto.

“Eles (Sinseb) continuam com essa tese. Eles podem entrar na Justiça, é um direito deles, mas não temos discussão esse ano de reajuste salarial, é uma posição de todos os municípios da Ammvi. Tomamos uma posição em um conjunto”, explicou o prefeito.

“Estamos com pagamento em dia, antecipamos o 13º, não demitimos ninguém durante a pandemia, enquanto outros demitiram vários temporários. Mantivemos o home office por um tempo, seguindo o protocolo da pandemia. Quero colocar para a população nesse momento, que não vejo nada que possa justificar uma greve. A população não merece isso”.

Estado de greve

Presidente do Sinseb, Orlando Soares Filho afirma que o prazo estabelecido pelo sindicato para as negociações é até dia 4 de agosto, que seria o “dia D” para definição se os servidores passarão de estado de greve para greve, por definitivo.

“Queremos conversar. A prefeitura fechou as portas, então o sindicato se viu na obrigação de chamar a categoria para, eventualmente, no caso de não haver tratativas, retomarmos a assembleia”, disse.

Secretário da Fazenda e Gestão Estratégia de Brusque, William Molina afirma que “em 2021, a Prefeitura de Brusque está impedida de fazer qualquer negociação” para reajuste do salário dos servidores.

Diretor-presidente do Instituto Brusquense de Previdência (Ibprev), Humberto Fornari afirma que não foi procurado pelo Sinseb, mas que a prefeitura também não tem muita alternativa sobre a instituição do Regime de Previdência Complementar (RPC), já que é uma decisão que vem do governo federal.

Sobre a transição dos modelos de previdência, Fornari explica que ainda não há um projeto pronto, e que a intenção da prefeitura é chamar sindicatos e sociedade para a discussão, mas que ainda não existe nenhuma proposta.

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube