Inaugurado em 22 de julho de 2001, a Associação Lar dos Idosos Lions Clube de Brusque celebra 20 anos de atividades nesta quinta-feira. O espaço, idealizado pelo Lions Clube Brusque Centro e mais tarde apoiado pelo Lions Berço da Fiação, foi criado para acolher pessoas acima de 60 anos e tem como objetivo proporcionar uma boa qualidade de vida aos idosos.

Dedicação aos idosos

A “Associação Lar dos Idosos Lions Clube de Brusque” nasceu do sonho do então membro do Lions Clube Brusque Centro, o Companheiro Leão Arno Carlos Gracher (in memoriam), que lá pelos idos dos anos 80, sentiu a necessidade de oferecer acolhimento e dar assistência aos idosos da região. O Presidente Provedor do Lar, Max Otto Riegert, explica que a ideia foi lançada numa reunião do Clube, onde os outros membros abraçaram a ideia e começaram a se organizar para a concretização desse sonho. Foi um período de trabalho árduo, rifas e campanhas de arrecadação de fundos, sempre com o apoio da comunidade, dos empresários locais, do governo municipal e estadual, além de doações de verbas da Fundação de Lions Clube Internacional (LCIF). “A construção veio toda de doações”, sinaliza a diretora do Lar, Tania Uhlmann. Em 1988 foi aprovado o primeiro Estatuto do Lar dos Idosos. Após receberem a doação do terreno, foram realizadas as obras de infraestrutura e em 20 de junho de 1992, em ato solene, foi celebrado o lançamento da pedra fundamental. Em 2001, a cerimônia de inauguração do Lar foi um momento festivo e contou com a presença de autoridades civis, leonísticas, militares e religiosas, como a do então governador do Distrito LD5 CL Nilo Rosa, do prefeito de Brusque da época, Ciro Marcial Roza, e do governador de Santa Catarina, Esperidião Amin. Além disso, bênçãos que foram proferidas pelo Monsenhor Valentin Loch e Pastor Cláudio Schaefer. O final da cerimônia foi seguido por uma confraternização com todos os presentes.
O Presidente Provedor na ocasião era o CL Jorge Romeu Dadam (in memoriam), que teve a honra de iniciar as atividades do Lar. Entre outras resoluções, determinou-se que o Lar iria começar as atividades com no máximo 20 idosos. Contudo, desde então, ocorreram várias melhorias na instituição, sempre apoiadas pelos Lions Clubes de Brusque.

Local de cuidados

Hoje o local conta com um amplo espaço e uma estrutura adaptada as necessidades, segurança e bem-estar dos idosos. Além de proporcionar atendimento integral, o Lar conta com uma equipe multiprofissional, como enfermeira, técnico de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, médico e cuidadores, cujo objetivo é o cuidado biopsicossocial e humanizado. De acordo com Geanny dos Santos, enfermeira do Lar, a laserterapia consta no quadro de atividades essenciais.

“Trata-se de um tratamento especializado e diferenciado aos cuidados sistêmicos e em lesões dos residentes, sempre administrado por profissionais habilitados”, salienta. Ela também ressalta que a equipe de profissionais passa por treinamentos e capacitações com frequência. Além disso, os idosos que moram no Lar realizam atividades como: fisioterapia, jogos cognitivos, atividades sazonais e aniversários temáticos, rodas de cantoria, momento bíblico com missa ou culto, corte de cabelo, entre outros.

O objetivo principal do Lar é proporcionar aos idosos auxílio nas tarefas diárias, respeitando as suas limitações e buscando ao máximo preservar sua autonomia. Para isso, é adotado um plano de assistência individualizado, elaborado pela equipe multidisciplinar. Assim, os idosos e seus familiares têm uma vida mais confortável e tranquila. Devido à pandemia, as tradicionais atividades com a comunidade e visitas de amigos e familiares foram substituídas pelas conversas por videochamada, dessa forma, os moradores conseguem matar a saudade de pessoas queridas.
Atualmente, o Lar conta com 57 idosos que dispõem de acomodações pensadas especialmente para as suas necessidades. O valor da mensalidade varia conforme o grau de dependência do idoso e tipo de acomodação escolhida. Por fim, a Associação Lar dos Idosos Lions Clube de Brusque aproveita para agradecer a todos, que de alguma forma, apoiaram a entidade nos últimos anos.

Equipe de multiprofissionais usa uniformes e máscaras diariamente

Lar dos Idosos Lions Clube

Rua Guilherme de Mello, nº 800, bairro Cedrinho, Brusque