VÍDEO – Mulher com deficiência visual não consegue andar em rua com esgoto a céu aberto em Brusque
Moradores convivem com a situação há quase um mês
Moradores convivem com a situação há quase um mês
Os moradores da rua Rosa Dallago, do bairro Limeira Alta, em Brusque, estão convivendo diariamente com esgoto a céu aberto. Conforme o relato de Julia Lofy, isso acontece há pelo menos três semanas e até o momento nada foi feito para solucionar o problema.
A origem do esgoto é uma das casas da rua. Segundo Julia, diversas reclamações já foram feitas, tanto para o proprietário do imóvel quanto para a prefeitura. Ambos justificam que não possuem responsabilidade. A prefeitura alega que o culpado é o proprietário, já o proprietário diz que o problema vem do sistema da prefeitura.
Sem ter uma expectativa de quando será solucionado o problema, a mãe de Julia, Josiane Cavichioli, que possui deficiência visual tem sua locomoção afetada. Com a possibilidade de pisar no esgoto e até mesmo contrair alguma doença, Josiane fica impossibilitada de sair de casa sem o auxílio de sua filha.
De acordo com a Vigilância Sanitária de Brusque, as denúncias são feitas através do número 156 ou pessoalmente no balcão. Somente após uma denúncia formalizada é que os fiscais fazem vistoria e verificam o que está acontecendo.
Caso o problema tenha origem em uma casa, a Vigilância gera uma notificação ao proprietário do imóvel, que terá um prazo para regularizar. Se passado o prazo e a questão não for resolvida, o denunciante precisa entrar em contato novamente com a Vigilância.
Eles destacam que esses processos demoram um tempo e as questões não são resolvidas de uma hora para outra.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: