Brusque terá Corpo de Bombeiros Voluntários em 2021; saiba como funcionará
Objetivo é atender a região de Dom Joaquim e o município de Botuverá
Objetivo é atender a região de Dom Joaquim e o município de Botuverá
Um grupo de moradores está se reunindo, há pelo menos um mês e meio, com o objetivo de instalar um Corpo de Bombeiro Voluntários em Brusque. A expectativa é que dentro dos próximos dois meses a equipe já esteja atuando.
Segundo Leonardo da Silveira, que integra o grupo, a ideia surgiu ao verificar a alta demanda existente. Além disso, ele mencionou que projetos similares deram certo em outras cidades do estado.
O objetivo é que a sede seja instalada no bairro Dom Joaquim. Desse modo, o foco do grupo será o atendimento de toda esta região de Brusque e também o município de Botuverá.
Atualmente o grupo ainda está atrás da parte burocrática para que possa ser feita a implementação. Nestes quase dois meses que tem se reunido, o grupo já tem o estatuto e o regimento da entidade prontos.
Conforme Silveira, agora estão sendo feitos o processos necessários para a abertura de um CNPJ para a instituição. Além disso, o grupo está realizando contato com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para solicitar um número de emergência próprio.
Os voluntários também estão em busca do auxílio de empresários e demais entidades para a aquisição de equipamentos para os atendimentos. Também há procura para o local de instalação.
Os bombeiros voluntários podem atuar em todos os tipos de ocorrências, assim como os militares. A diferença entre os dois bombeiros se refere apenas ao ressarcimento dos integrantes.
Para realizar os atendimentos, é necessário um certo nível de conhecimento. Conforme Silveira, aos menos 30 pessoas envolvidas já possuem a formação e inclusive alguns são instrutores.
Após a implementação, cursos devem ser disponibilizados. Desse modo, mais moradores de Brusque e região poderão colaborar e aderir ao grupo.
Entre os projetos dos futuros bombeiros está a criação de ações voltadas para crianças e idosos. A intenção é aproximar a comunidade do grupo.
Com o projeto Bombeiro Mirim Aspirante, crianças e jovens poderão conviver com os bombeiros. Assim eles irão aprender regras de convivência em quartel, primeiros socorros entre outros.
Já o projeto Melhor Idade, terá como objetivo instruir adultos e idosos nos cuidados que se tornam necessários com a chegada do envelhecimento.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: