“Não foi por falta de aviso”, diz vereador sobre queda de ponte no Guarani
Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos) acredita que prefeitura poderia ter evitado acidente no local
Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos) acredita que prefeitura poderia ter evitado acidente no local
Vários vereadores se manifestaram durante a sessão na Câmara de Brusque nesta terça-feira, 15, sobre a queda da ponte no bairro Guarani na última semana.
O vereador Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos) solicitou à prefeitura que determinasse a intensificação das fiscalizações na região da ponte Prefeito Antônio Heil para garantir a adequada utilização destas vias e visando a prevenção de possíveis problemas.
Ele destacou que o trânsito no local se intensificou depois da queda da ponte no bairro. Segundo ele, muitas destas vias não comportam o aumento deste fluxo em razão da infraestrutura estreita, principalmente o intenso trânsito de veículos pesados. Por conta disso, ele acredita necessário o aumento da fiscalização do tráfego, para amenizar a situação de desconforto e insegurança vivenciada pelos moradores da região.
O vereador lembrou de várias solicitações que fez nos últimos meses aos órgãos da prefeitura sobre necessidade de manutenção na ponte que acabou caindo.
“A ponte caiu, mas não foi por falta de aviso. Fui informado por moradores que funcionários da prefeitura estiveram no local um dia antes da queda. Pontes não caem de um dia para o outro, já vinha pedindo socorro. Alguma coisa deveria ter sido feita. Será que um engenheiro, com uma competência, não viu que ela ia cair? Desculpas não vão adiantar. Aproveitem que não morreu ninguém e assumam a responsabilidade. Fica o meu pedido para o prefeito, por favor, resolva esse problema”, disse.
Cacá pediu ainda um estudo, com urgência, sobre a ponte existente na rua Orides Schwartz, nas imediações da obra do Supermercado Koch Atacadista. Segundo o vereador, o uso desta estrutura vai ter um fluxo de veículos maior após a queda da ponte localizada na rua Ernesto Bianchini.
Ele também fez um pedido de informação com cópia do laudo técnico de engenharia acerca das condições estruturais da ponte que caiu durante o primeiro semestre do ano.
O vereador Nik Imhof (MDB) fez um pedido para que a prefeitura realize estudos para a delimitação de trajetos alternativos, que desvie das pontes municipais que não foram projetadas para receber o excesso de cargas do trânsito atual, principalmente para a passagem de veículos de grande porte.
André Vechi (DC) solicitou à prefeitura a realização de estudos contemplando todas as pontes e pontilhões do município, a fim de verificar as estruturas, o impacto da vazão dos rios nas bases de sustentação, a vida útil da construção, as tempestivas e efetivas realizações de manutenções preventivas.
A vereadora Marlina Schiessl (PT) fez um pedido de informação para questionar sobre a existência de mapeamento que indique as confições estruturais dessas pontes.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: