Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Com fama de cumprir o que promete, ministro é cotado para vice de Bolsonaro em 2022

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Com fama de cumprir o que promete, ministro é cotado para vice de Bolsonaro em 2022

Raul Sartori

Futuro
Aquele passarinho veio dizer que a extrema simpatia com que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, trata as demandas dos políticos de SC, tem uma segunda intenção. Ele estaria começando a firmar as bases de uma possível candidatura como candidato a vice-presidente da República, com Bolsonaro na cabeça, pela reeleição, em 2022. O que Freitas tem feito por SC ele faz em todo lugar, aproveitando-se da invejável respeitabilidade que tem, até de opositores. E de cumprir o que promete. Qualidade rara.

Contradições
O deputado estadual João Amin (PP), que pratica surf, tem razão quando critica o governo estadual por restringir a prática de esportes coletivos durante a atual pandemia. Exemplo: está proibida, em Florianópolis, a prática do tênis de praia (beach tennis), mas no mesmo local o bar está autorizado a funcionar.

Apelo
Numa audiência pública no Congresso, anteontem, com o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC), que é atuante relatora da comissão externa da Casa que acompanha as ações contra a covid-19, se destacou fazer um apelo ao diplomata para que cada vez mais se estreite as relações com a India e China para fornecimento do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) tão necessário para a produção de vacinas pelo Instituto Butantan e da Fiocruz. Pena não ter sugerido a ele que Bolsonaro feche a boca em relação à China.

Violência tributária
Um absurdo o preço da gasolina. Como também é um absurdo a ganância dos Estado em ganhar em cima dela, com tributação escorchante, como a do Rio de Janeiro, que chega a 34% sobre cada litro. A de SC está na faixa mais baixa, mesmo assim abusiva: 25%.

Tem caroço
O deputado estadual Kennedy Nunes (PSD) sugeriu ao Ministério Público que vá checar: diz que a empresa que venceu, como concorrente único, para administrar o Centro de Eventos de Balneário Camboriú, é de propriedade de um irmão de senador, de vereadores que foram cassados por fraude e assessor parlamentar da Assembleia Legislativa.

Recuperação
Figura querida e respeitada em SC, onde “quase” mora devido a vínculos familiares de sua esposa, Renan Dal Zotto, técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, manda dizer aos fãs e amigos, pelos mesmos parentes, que está se recuperando da internação hospitalar devido à covid e pode ter alta neste final de semana. Está internado desde 16 de abril no Hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro. Já tomou em SC a primeira dose da vacina, mas ainda aguarda o calendário para a segunda. Com 60 anos, está no grupo prioritário por ser profissional de educação física.

Sem lógica
Num corredor do Centro Administrativo do Governo, um auxiliar bem próximo do gabinete do governador foi ouvido reclamando de “prefeitos insensíveis” nestes tempos de pandemia e crise financeira. Referia-se a pedidos de auxílio do governo para “melhoramentos urbanos”, incluindo fontes de luz e água (tão fora de moda, não?) na praça principal e portais de entrada junto às fronteiras municipais.

Demandas repetitivas
O Tribunal Regional do Trabalho de SC vai criar um Centro de Inteligência. Seu objetivo será de identificar e propor tratamento adequado a temas e demandas estratégicas, repetitivas e de massa – ou seja, com muitos litigantes – no seu âmbito. Pode reduzir em muito a litigiosidade, liberando os magistrados para atuarem em outras atividades.

Sucesso
Atendendo pedidos, o Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, avisa que foi prorrogada até 1º de agosto, a mostra “Schwanke, uma Poética Labiríntica”, do artista joinvilense Luiz Henrique Schwanke (1951-1992). O destaque é para a criação “Cobra Coral”, um trabalho emblemático criado em 1989 e que está em sua 11ª montagem, para ser colocado, entre outros lugares, na ilha Feia de Piçarras, e na Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

Boleiras
A Confederação Brasileira de Futebol anunciou a criação de uma terceira divisão, a A-3, para o futebol feminino brasileiro, com 64 clubes divididos em três séries. Terá representantes de todos os Estados e Distrito Federal. A modalidade passa por um bom momento, enquanto a masculina definha com seus ídolos de barro.

Falsa impressão
Os infectologistas estão ficando mais apavorados com a falsa impressão de que o pior da pandemia passou. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde não só trabalha com a possibilidade real de uma terceira onda, como espera este cenário.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo