Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Após dois processos de impeachment, Moisés reaparece aparentando estar anos mais velho

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Após dois processos de impeachment, Moisés reaparece aparentando estar anos mais velho

Raul Sartori

Sofrimento
Talvez tenha sido o estresse dos dois afastamentos do cargo. O governador Carlos Moisés reapareceu, após o julgamento de sexta-feira, parecendo alguns anos mais velho, apesar de seus 53 anos. Uma aparente marca do sofrimento aparece na cabeça, com visíveis sinais de calvície.

Niterói e Floripa
A cidade de Niterói votou maciçamente (90,2% a favor) pela mudança de uma de suas mais importantes vias públicas, a Rua Cel. Moreira César, para Rua Ator Paulo Gustavo, na consulta pública realizada pela Prefeitura semana passada. É o mesmo Moreira César de triste memória para os catarinenses. Em 16 de abril de 1894, sob seu comando, 185 opositores ao ditador Floriano Peixoto foram sumariamente fuzilados na então Desterro. Vangloriou-se tanto que para homenagear seu chefe influenciou decisivamente para que o nome da capital fosse rebatizado para Florianópolis.

Reforma administrativa
Será amanhã o Dia D do deputado Darci de Matos (PSD-SC), quando seu relatório da reforma administrativa será lido na Câmara dos Deputados, cujo presidente, Arthur Lira (PP-AL), pretende instalar a comissão especial que a analisará no próximo dia 18.

Alcance
Muito elogiado pelo Conselho Nacional de Justiça, o Balcão Virtual chegará às 111 comarcas de SC até 7 de junho. O novo canal de comunicação simula o atendimento presencial por uma chamada de videoconferência e qualquer cidadão pode contatar um servidor ou servidora, das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, sem a necessidade de agendamento.

Nossa Cancún
O Ministério do Turismo deve anunciar oficialmente nos próximos dias o que já se especula na mídia especializada em turismo: o atual governo pretende privatizar ou conceder áreas públicas em praias do país para estimular o investimento de grupos hoteleiros e o recebimento de cruzeiros internacionais. A fase piloto abrangeria a região de Florianópolis, Angra dos Reis (RJ), Maragogi (AL) e Cairu (BA).

Comparações
Recebida, aqui, uma opinião sensata: a polícia deveria usar a inteligência e estratégias para surpreender apenas os criminosos. Mas, quando ataca uma comunidade sem distinguir o joio do trigo, age com a mesma insanidade do autor do ataque em Saudades, vitimando inocentes.

Idas e vindas
Enquanto a mídia de Florianópolis destaca a vinda do grupo francês Carrefour para sua região metropolitana, a paulista foca a entrada, lá, do itajaiense Fort Atacadista, que começa pela cidade de Jundiaí, com investimento de R$ 70 milhões. O grupo vendeu R$ 8,8 bilhões no ano passado e já é o quinto do país em faturamento.

Fumaça
Por pouco deixou de ser fake news a história de que a famosa marca Lamborghini teria interesse em se instalar em SC. Em nota, a Automobili Lamborghini nos EUA e América Latina diz que a fabricante de Sant’Agata Bolognese, na Itália, é a única proprietária dos direitos da marca. Desse modo, não reconhece os da Lamborghini Latinamérica, com sede no México, que estão sendo questionados na Justiça dos EUA, Itália, Brasil e Argentina. Em todos se pede a nulidade do contrato, feito nos anos 1990, para combater “a exploração ilegal da marca”.

Parque nacional
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta segunda-feira sobre o projeto de lei 4198/12, que transforma a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, em SC, em Parque Nacional Marinho do Arvoredo.

Indiferença
Chamou a atenção, sexta-feira, em debate entre parlamentares, representantes do governo, especialistas e dirigentes sindicais, na Câmara dos Deputados, sobre a terceira tentativa de privatização da Eletrobras, a total ausência de políticos catarinenses. Explica-se: tem sede em Florianópolis uma das principais subsidiárias dela, a Eletrosul, cujos cargos tem sido permanentemente disputados a unha e dentes pela classe política desde o sempre. PT, PDT, PCdoB e Psol apresentaram ao Supremo Tribunal Federal duas ações diretas de inconstitucionalidade questionando a medida provisória que prevê a privatização.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo