Pe. Adilson José Colombi

Professor e doutor em Filosofia - padreadilson@omunicipio.com.br

Um alívio, apenas!

Pe. Adilson José Colombi

Professor e doutor em Filosofia - padreadilson@omunicipio.com.br

Um alívio, apenas!

Pe. Adilson José Colombi

Ninguém duvida ou pode negar que estamos todos envolvidos num clima de tensão, de estresse, além de cansaço e de tristezas, neste momento histórico atípico da pandemia da Covid-19. Sem cair na generalidade, há também belos e comoventes momentos de alegria, de satisfação, de gestos magníficos de benevolência, de amizade, de amor, de fé e de esperança. Tudo isso faz parte desse tempo, tão diverso de outros tempos já vividos. Esse, porém, é o nosso tempo que somos chamados a vivê-lo e, nele, construir a nossa história pessoal e sociocultural.

Todavia, parece-me que paira, no ar, um certo clima de negatividade. Sem ser carrasco da mídia, mas, tenho a impressão que muito dessa negatividade é alimentada, diariamente, por certo tipo de Meios de Comunicação Social, tendenciosos que esquecem, omitem, põe entre parênteses ou, pior ainda, assumiram essa postura por algum interesse próprio. Não resta a menor dúvida que é um desserviço as pessoas e ao país. Pois, raramente, mas muito raramente, veiculam os aspectos e fatos positivos presentes no dia-a-dia. É pena! Porque não são poucos. Talvez, não dão tanta audiência!

Nesse momento histórico, é bom anotar e lembrar que o poder do ser humano, que com o dom da inteligência, dom gratuito do Criador, possibilitou a confecção das várias vacinas. Cada uma com sua graduação de imunidade ao vírus conoranavirus. Um grande passo, sem dúvida. E, num espaço, relativamente, exíguo de pesquisa e de aparelhamento dos laboratórios. Sem dúvida, uma bela e significativa vitória da Ciência e da Tecnologia. É preciso reconhecer! Claro que tem dinheiro em jogo! Mas, …

Contudo, é bom estar ciente e atento. Não é imunização total e radical contra a Covid-19, como alguns pensam e agem. Segundo cada tipo de vacina, há uma margem maior ou menor de imunização. O possível contágio varia segundo a potencialidade da vacina e, tudo indica, conforme cada organismo.

Certamente, é já um grande alívio. É bom, porém, ter presente que é parcial. Por isso, os cuidados básicos e necessários permanecem os mesmos. Não se pode facilitar e favorecer a própria contaminação e também a dos outros mais próximos. Não deixa de ser um grande serviço à vida humana, o cuidar-se e cuidar para que os outros também não sejam afetados pelo vírus. É uma maneira de viver, na prática, o tema da CF2021: Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor. É um belo e eficaz gesto de amor ao próximo e de respeito à vida, principalmente, a vida humana.

Esse vírus, em muitos casos, continua sendo um enigma. Ainda precisa de muito estudo e pesquisa, não só para saber mais a seu respeito, mas para encontrar um antídoto mais eficaz em seu combate ou ao menos no seu controle, em todas as suas manifestações. No entanto, será mais uma vacina que teremos que tomar, se quisermos um pouco mais de imunidade em nosso viver diário. Como já é a vacina contra a gripe. Fará parte da nossa agenda, provavelmente anual. Ainda necessita de muito estudo e pesquisa, além de vultosos investimentos para poder não só saber mais a seu respeito, mas também sobre seu modo de contaminação, letalidade e possíveis mutações.

É, certamente, um grande alívio para a Humanidade. Mas, um alívio parcial! Já é muito! Belo avanço! É, porém, alívio apenas! É bom não esquecer!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo