Programa Fila Zero pode iniciar em março com cirurgias e consultas em Brusque
Atualmente, a cidade tem cerca de três mil pacientes aguardando por procedimentos com especialistas
Atualmente, a cidade tem cerca de três mil pacientes aguardando por procedimentos com especialistas
Além da imunização da população contra a Covid-19, uma das prioridades anunciadas pelo secretário de Saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza, é o programa Fila Zero.
O programa tem como objetivo reduzir a espera por cirurgias, consultas e exames de especialidades. A previsão é que o Fila Zero inicie oficialmente em março, depois que uma parcela da população já estiver imunizada contra a Covid-19.
De acordo com o secretário, o programa será dividido em duas etapas: a primeira focada em cirurgias e a segunda nas consultas com especialistas e exames.
Hoje, segundo ele, Brusque tem cerca de três mil pacientes aguardando por cirurgias, consultas ou exames. O objetivo é reduzir ao máximo essa fila de espera.
“Devemos começar com a parte da cirurgia, com os pacientes que estão esperando já há muito tempo. A princípio, deve ser com as cirurgias de vesícula biliar, que é feita por vídeo”.
Também devem ser contempladas no programa cirurgias geral, de urologia, ortopédicas, oftalmológicas, entre outras. “Num segundo momento, vamos focar também no mutirão de catarata, adenóide, amígdala e ouvido”.
Após as cirurgias, o programa deve concentrar esforços nas consultas com especialistas e nos exames que são mais complexos e que também têm demanda represada.
Souza destaca que a secretaria está em contato com o Hospital Azambuja e Hospital Dom Joaquim para alinhar valores e o número de profissionais que devem participar do programa, assim como o número de cirurgias que deverão ser realizadas por semana. “A nossa ideia é fazer cirurgias até aos sábados, conforme a disponibilidade dos hospitais”.
Os pacientes que estão aguardando por um procedimento ou consulta serão contatados pela secretaria de saúde quando tudo estiver definido, afirma o secretário.
“Tudo será agendado. Também teremos consulta pré e pós operatória, porque muitos pacientes estão aguardando há muito tempo, os exames podem estar defasados. Pode ter paciente que está na fila, mas já fez o procedimento, então faremos um levantamento completo antes de iniciar”.