Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado para vacinação em Brusque
Ação quer incentivar prevenção contra a poliomielite e outras doenças
Ação quer incentivar prevenção contra a poliomielite e outras doenças
Devido à baixa procura pela vacinação contra poliomielite e também de multivacinação, as Unidades de Saúde em Brusque com salas de vacina estarão abertas neste sábado, 7, entre 8h e 17h, sem fechar para almoço. Até o momento a cobertura vacinal da poliomielite chegou a apenas 56,46% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Todas as crianças de um a menores de cinco anos de idade, devem ser vacinadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Para vacinação é necessário ter em mãos a caderneta de vacina e o cartão do SUS.
Já a campanha de multivacinação tem por objetivo atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos que não foram imunizados ou que estejam com a caderneta incompleta de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. A medida tenta melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos.
Além disso, nesta data as UBS terão programação especial alusiva ao Novembro Azul, campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro de próstata. Também haverá ações voltadas à saúde da mulher e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. Cada unidade terá sua própria programação.
“Neste sábado, nossas unidades estarão abertas e pedimos que os pais precisam levar seus filhos para tomar a gotinha. É importante lembrar que a poliomielite não tem cura. Além disso, é altamente contagiosa, por isso a vacina é nossa única forma de prevenção”, aponta a diretora-geral da Secretaria de Saúde, Camila Pereira.