Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Deputados estaduais já falam em injustiça cometida contra governador Moisés

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Deputados estaduais já falam em injustiça cometida contra governador Moisés

Raul Sartori

Remorso?
Alguns deputados estaduais, como Valdir Cobalchini (MDB), já tem uma quase certeza de que o governador Carlos Moisés retornará ao cargo muito antes do que alguns colegas dele desejavam. Principalmente aqueles que fizeram do impeachment um julgamento político. Há quem admita que se cometeu enorme injustiça contra Carlos Moisés. A conferir.

Resposta
Talvez a melhor resposta da governadora interina Daniela Reinehr aos que a acusam (ou tentaram acusá-la) de nazista, esteja em uma honraria que recebeu em novembro de 2018, a convite da Comunidade Internacional Brasil & Israel, em Israel. Foi o título de Embaixadora Extraordinária da Paz, antes de assumir o cargo para o qual foi eleita.

Nunca antes
Detalhes que vão para a história da política catarinense: a instauração de dois processos de impeachment contra um governador de estado, como é o caso de Carlos Moisés, nunca ocorreu no Brasil desde a redemocratização. E passar por cima de dois pode ser outro fato inédito.

Reparo
Não são R$ 4 bilhões – como equivocamente informado ontem, por falha de digitação – e sim R$ 40 bilhões, os valores dos investimentos que estão represados em SC porque seus empreendedores aguardam, por meses e até anos, a licença ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC).

Luto diferente
A passagem do Dia de Finados, ontem, talvez tenha sido a mais traumática das últimas décadas. Lembrou-se de todos os mortos, sim, mas como não esquecer as milhares de vítimas da pandemia, enterradas sem despedida e não raro, em cova vasa?

Filme velho
Enquanto empresários do transporte coletivo municipal e intermunicipal da região metropolitana de Florianópolis continuar financiando a eleição de prefeitos e vereadores, nunca será viabilizada implantação do transporte marítimo, como se anuncia agora, pela enésima vez nos últimos 30 anos, com cooperação técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para realizar, mais uma vez, análise prévia da viabilidade econômica, ambiental e técnica dos estudos existentes.

Educação especial
Por decreto, o Ministério da Educação quer alterar a política nacional de educação especial, abrindo a possibilidade de gestores de escolas negarem acesso à inclusão escolar de estudantes com deficiência e de se criarem classes especiais para eles. Em uma concorrida audiência pública, na Assembleia Legislativa, sexta-feira, houve 20 manifestações de representantes de entidades ou na condição de especialistas. O decreto só foi defendido pela diretora de Acessibilidade, Mobilidade, Inclusão e Apoio a Pessoas com Deficiência do Ministério da Educação, Nídia de Sá, e pela presidente da Associação de Surdos da Grande Florianópolis, Sandra Amorim. Um de seus maiores opositores é o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

Ativismo
A atriz catarinense Bruna Linzmeyer fez uma live, quinta-feira, em que, dentre vários assuntos abordados, discorreu sobre sua sexualidade, afirmando que por ser lésbica perdeu contratos. Bruna está na vitrine no momento por conta da reprise da novela A Força do Querer, na qual interpreta a personagem Cibele.

Acinte
A aprovação pela Câmara dos Deputados do nome do filho do ministro Napoleão Nunes Maia, do STJ, para integrar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é mais um episódio do festival de acintes que assola o país. Mário Nunes Maia foi aprovado há um ano no Exame da OAB. Tem “notável saber jurídico”, exigido pela Constituição?

Assunto
Na sua compulsiva tentativa de desconstruir Jair Bolsonaro e o governo, a “Folha de S. Paulo” chega a ter requintes, na certeza, dela, de que se trata de informação de grande interesse público. Na sua edição dominical quase meia página foi ocupada por um “desentendimento das emas”, antigas moradoras do Palácio Alvorada, expulsas do local, com os cães presidenciais.

Baco
A exemplo do que acontece no resto do país, as vinícolas de SC comemoram: as vendas para supermercados, lojas e restaurantes aumentaram, em média, 37% na pandemia, com recorde em julho.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo