Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

SC não registra nenhuma região em estado gravíssimo de contaminação por Covid-19

Alívio
Com certo alívio após tanta angústia e sofrimento, é bom se noticiar que há uma semana SC não registra nenhuma região em estado gravíssimo de contaminação por covid-19, e a taxa de letalidade é de 1,3%. A de ocupação dos 1.551 leitos de UTI existentes no Sistema Único de Saúde no Estado é de 58,7%. E há 640 leitos vagos atualmente.

Percepção
Para ter mais segurança na intenção de voto, nas várias pesquisas que estão sendo registradas no Tribunal Regional Eleitoral, contratadas por políticos, partidos, empresas ou meios de comunicação, um questionamento não tem sido esquecido: como o eleitor avalia o prefeito atual. Dependendo do caso, pode ser um dos melhores cabos eleitorais, como também dos piores.

Quem vem
O “falado” ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, vem para SC na quarta-feira, 14, para lançar o edital que abre a concorrência pela concessão, por 30 anos, à iniciativa privada, do magnifico Parque Nacional Aparados da Serra, na divisa com o Rio Grande do Sul. Parlamentares dos dois Estados estão sendo convidados para o ato, que é o primeiro do gênero do governo Bolsonaro.

Cobrança
Finalmente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres está sendo enquadrada e terá que se explicar ao Tribunal de Contas da União sobre flagrantes irregularidades ocorridas na condução do Programa de Concessões de Rodovias Federais. A ANTT deverá tomar providências em relação ao retardo de várias obras pelo país, dentre elas a escandalosa impontualidade na concessão da BR-101/SC, nas obras de implantação do Contorno de Florianópolis e nos 34,3 km de terceiras faixas na concessão da BR-116/PR/SC.

Ruptura
O deputado estadual Sargento Lima (PSL) desligou-se da Associação de Praças do Estado de SC (Aprasc), da qual era sócio e diretor. Foi um protesto. Diz que a entidade abriu espaços a todos os candidatos a prefeito, incluindo representante do PSOL, que, entende ele, tem valores que não defende, como o fim da Polícia Militar, da proibição às drogas e o aborto.

Invasão
As autoridades educacionais do Estado já admitem que antes do inicio do ainda indefinido ano letivo de 2021 há necessidade de vencer um grande desafio: arranjar pelo menos 10 mil novas vagas em creches e escolas infantis, de crianças oriundas de estabelecimentos da rede privada, falidos ou à beira da falência.

Esporte
O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, anunciou anteontem o projeto Brasil em Campo, para “democratiza o livre acesso a estruturas esportivas de qualidade”. Disse que para SC estão previstas cinco estruturas, em municípios que ainda a definir. Uma condição é que forneçam os terrenos de 24 mil m2, já terraplanados, cercados e iluminados. A construção será feita com verbas de emendas parlamentares e de responsabilidade do Ministério da Cidadania.

Retrocesso
Enquanto o mundo se torna cada vez mais tecnológico, na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa foi rejeitado projeto de lei para permitir o pagamento da tarifa de pedágio por meio de cartão de débito ou de crédito. Os contrários argumentaram que além do aumento no custo, o Estado não conta atualmente com rodovia pedagiada e que as que existem são de competência da União. Não convence.

Outubro Rosa
Este é o mês do Outubro Rosa, nome da importante campanha que procura incentivar medidas preventivas ao câncer de mama. Alertas: a previsão para SC é que neste ano se registrem 3.370 novos casos. É o tipo que mais fez vítimas em 2019 entre catarinenses: das mais de quatro mil mulheres que morreram, 662 tinham aquele câncer.

Lido, alhures
“O pranto de canastrão de novela mexicana do ministro Gilmar Mendes na despedida do ministro Celso de Mello do Supremo Tribunal Federal, não pareceu convincente, assim como a concessão de seus habeas corpus”.

Que país!
Que país é esse? O ministro Napoleão Maia, do Superior Tribunal de Justiça, a segunda maior instância do Judiciário do país, tem receio de ser denunciado assim que deixar a instituição. É um dos alvos da Operação E$quema, que desviou dezenas de milhões do Sistema S. Quem não deve não teme. Arranje-se ministro!