Semana da Água foca em ações educacionais
Com o tema Água e Desenvolvimento Sustentável - escolhido pela ONU -, evento terá atividades até 12 de abril
Com o tema Água e Desenvolvimento Sustentável - escolhido pela ONU -, evento terá atividades até 12 de abril
Nas últimas décadas, o consumo de água cresceu duas vezes mais do que a população mundial. Até 2030, o planeta enfrentará escassez de 40% caso os países não atuem na melhoria da gestão do recurso natural. Estas duas conclusões fazem parte do relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) publicado às vésperas do Dia Mundial da Água, que foi comemorado neste domingo, 22.
Para lembrar a importância do recurso para a sobrevivência humana e para mostrar maneiras de preservá-lo, o Grupo de Trabalho Ambiental Municipal (Gtam) de Brusque lançou, na última sexta-feira, 20, no parque Leopoldo Moritz, a Semana da Água 2015. O evento, que ocorre de amanhã a 12 de abril, contará com nove atividades, entre oficinas, sessão de cinema, plantio de árvores e descida no rio Itajaí-Mirim.
Na abertura oficial, crianças e adolescentes de oito escolas do município participaram de oficinas e de exposições ministradas pela Fundema, pelo Sesc, pelo Samae, pela Secretaria de Saúde e pela Defesa Civil. Coordenadora de Educação Ambiental da prefeitura, Kelle Henschel ressalta que o trabalho de conscientização junto às escolas do município é realizado não apenas durante a Semana da Água, como também ao longo de todo o ano letivo.
“Nós reunimos os professores no início do ano e desenvolvemos atividades para os alunos. Inclusive, procuramos levá-los próximos ao rio para que eles limpem e entendam a importância de preservar. Esse ano abriremos discussões sobre a falta da água que já afeta regiões do Brasil. Um exemplo é o Sistema Cantareira, em São Paulo. Não é aqui no estado, mas mostra para o mundo todo a importância do desenvolvimento sustentável e da preservação dos nossos recursos”, diz.
Para Carine Wehmuth Trevisan, coordenadora do Centro de Educação Infantil Tia Ana – uma das oito instituições que participaram da abertura – as atividades da Semana da Água são importantes porque ensinam as crianças formas de economizar água e de preservar o planeta.
“Elas gostam muito de oficinas relacionadas à preservação do meio ambiente. E é muito legal porque elas também levam isso para casa e para a escola. E elas cobram e fiscalizam mesmo. Pedem para os coleguinhas não gastarem água e também ensinam os pais. É importante conscientizá-las agora para que elas levem isso para a vida toda”, afirma.
Programação
24 de março
Oficina – Expedição Rio Itajaí Mirim
Local: Parque Zoobotânico
Horário: das 8h às 10h30 e das 13h30 às 16h
25 de março
Oficina – Água e o Samae
Local: Parque Zoobotânico
Horário: das 8h às 10h30 e das 13h30 às 16h
25 de março
Plantio na Beira Rio
Local: Avenida Bepe Roza
Horário: 8h30
26 de março
Oficina Gestação Educação Ambiental vem de Berço
Local: Zoobotânico
Horário: das 8h às 11h
26 de março
Mostra de Trabalhos
Local: Sesc
Horário: das 8h às 10h30 e das 13h30 às 16h
28 de março
A Hora do Planeta
Locais apagados: Praça Sesquicentenário e ponte estaiada Irineu Bornhausen
Horário: das 20h30 ás 21h30
31 de março
Exibição em todas as unidades escolares: filme A Lei da Água
12 de abril
Descida do Rio – Água de Viver
Inscrições pelo e-mail: gtam@brusque.sc.gov.br