Hospital Azambuja apresentará plano de trabalho para receber verba de R$ 500 mil

Recurso foi destinado à instituição e será utilizado no enfrentamento à Covid-19

O Hospital Azambuja deve receber uma verba de R$ 500 mil através da Portaria nº 1.666/20, repassada pelo senador catarinense Jorginho Mello (PL). A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira, 3.

Conforme informações da Prefeitura de Brusque, para receber este recurso o hospital necessitará da apresentação de um plano de trabalho e aprovação do Conselho Municipal de Saúde (Comusa). O recurso, será depositado na conta do Executivo, mais especificamente do Fundo Municipal de Saúde, e após a aprovação do Comusa, poderá ser repassado ao hospital.

O diretor administrativo do Hospital Azambuja, Gilberto Bastiani explica que o recurso será utilizado na compra de materiais e medicamentos para o combate à Covid-19 e em alguns outros insumos.

“Nesse momento em que abriremos mais 12 leitos de UTI, o consumo será muito alto de materiais e medicamentos. Vamos contratar também mais 30 técnicos de enfermagem de Fortaleza, onde a Covid-19 está em queda. São profissionais que já atuaram na linha de frente e que virão para cá para nos auxiliar. Então é um recurso que vem em uma boa hora, porque o custo com a Covid-19 é enorme para o hospital. Aproveito para agradecer, em nome de todo o hospital, o senador Jorginho Mello e toda sua assessoria”, comenta.

De acordo com o vice-diretor administrativo do Azambuja, a verba vem em um momento muito oportuno, diante do crescimento do número de casos de Covid-19 na cidade. “Com relação aos materiais médicos, estamos em um momento em que tudo está em falta, e o que ainda tem, está muito caro, são valores exorbitantes que estamos pagando em medicamentos e materiais para serem usados no enfrentamento à Covid-19. Também enfrentamos dificuldade na contratação de profissionais de enfermagem, mão de obra escassa em nossa região”, revela.

Participaram da reunião, que ocorreu na Prefeitura de Brusque, o prefeito Jonas Paegle, vice-prefeito Ari Vechi, secretário da Diretoria do hospital e gerente de RH, Marcílio César Ghislandi, assessor do senador, Aldinei Eugênio de Souza, e os integrantes do PL em Brusque, Leandro Noldin e coronel Moacir Gomes Ribeiro; além de Bastiani.

O encotro deve o objetivo de realizar entrega simbólica da verba e discutir os trâmites necessários para que ela esteja disponível para utilização dos atendimentos Covid-19 no Hospital Azambuja. A verba deve ser passada integralmente ao hospital, conforme pedido do próprio senador.

Novos leitos de UTI Covid

O Hospital Azambuja já iniciou os trabalhos para implantação dos novos 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19. Os leitos serão instalados em duas áreas da instituição, e já contam com os 12 ventiladores pulmonares e 12 conjuntos de monitores multiparâmetro para UTI, através de doação do governo do estado. Além disso, a instituição recebeu a doação de 12 camas hospitalares da empresa JBS. O único impasse continua sendo as bombas de infusão.

“Estamos em negociação com a Prefeitura de Brusque para que consigamos recursos para fazermos a locação dessas 12 bombas de infusão, necessárias para implementação dos novos leitos de UTI Covid. Porém, os fornecedores só fazem esta locação pelo período de um ano, logo, precisamos ter esta definição do recurso para este período”, revela o vice-diretor administrativo do hospital.

Bastiani ressalta ainda que todas as obras e adequações necessárias nos espaços que receberão estes novos leitos estão em andamento e que devem ficar prontos até o dia 15 de agosto.

Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.