Com visitas suspensas, Observatório Astronômico de Brusque passa por reformas
Período de isolamento é utilizado para realizar obras e trocas de equipamentos
Período de isolamento é utilizado para realizar obras e trocas de equipamentos
O Observatório Astronômico de Brusque está passando por reformas desde março deste ano. De acordo com Silvino de Souza, astrônomo e diretor da instituição, por causa da pandemia do coronavírus, as escolas cancelaram as visitas em grupo, e esse período sem atendimento ao público está sendo utilizado para a realização das reformas.
Souza informa que está sendo finalizada toda a pintura interna e externa, bem como a parte da cúpula. Foi adquirida uma nova televisão com tela maior, um bebedouro, trocadas as lâmpadas e a instalação de luzes de LED na cúpula. Para a finalização, falta a colocação de cadeiras.
Para o ano que vem, o diretor do Observatório pretende trocar todos os pisos do local e realizar a reforma do telescópio. “O telescópio que temos aqui é bom e histórico, eu quero reformar ele para que não se acabe”, explica.
Souza destaca que nenhuma das obras ou aquisições foi realizada com dinheiro público, sendo que a pintura, iluminação, aquisição da televisão e bebedouro foi paga por ele.
“A partir de 1983 tomei a frente do Observatório, e desde então venho batalhando para que ele continue, não feche, pois é um ponto importante não apenas para a cidade, mas para o estado e o Brasil”, ressalta Souza.
Sobre a suspensão das visitas tanto escolares quanto individuais, o astrônomo acredita que podem voltar a partir de 2021, quando a pandemia estiver mais controlada.