Entidades de Brusque pedem ao governo estadual mais leitos de UTI para tratamento de Covid-19

Preocupação com aumento dos casos na cidade motivou envio do documento à autoridades catarinenses

Um ofício assinado por entidades de Brusque foi encaminhado nesta terça-feira, 14, ao governador Carlos Moisés (PSL) solicitando mais vagas de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Brusque, devido ao aumento rápido dos casos de Covid-19 na cidade.

O documento solicita o aparelhamento com monitores, ventiladores pulmonares e bombas de infusão de cinco leitos no Pronto Socorro do Hospital Azambuja e a compra temporária de ao menos quatro leitos de UTI do Hospital Imigrantes, que são vinculados ao atendimento particular.

O documento foi assinado pelos presidentes da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL), Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (Sindivest), Sindicato Patronal Têxtil de Brusque e Região (Sifitec), Sindicato Comércio Varejista de Brusque (Sindilojas) e Observatório Social de Brusque.

Brusque tem dez leitos de UTI exclusivos para o tratamento de Covid-19, que foram habilitados no último dia 7. No momento, seis deles já estão ocupados.

A presidente da Acibr e do Sindivest, Rita Conti, diz que as entidades vêm trabalhando para garantir mais condições de tratamento da pandemia em Brusque e que estão preocupadas em garantir os novos leitos para a cidade.

“Essa semana, percebendo a curva ascendente da pandemia, nós percebemos que precisávamos reiterar o pedido e dar uma estrutura maior para o hospital. Conversamos com o chefe da UTI do Azambuja e ele nos disse que era muito importante esse apoio. Os governos federal e estadual estão dispostos a ajudar, porque os números vêm disparando em todo o estado e temos que tomar consciência que as coisas estão evoluindo rapidamente na nossa região”.

Rita entregou o ofício ao prefeito Jonas Paegle e o vice Ari Vequi para que eles reiterassem o pedido junto à Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e ao governador. O documento também foi encaminhado aos senadores catarinenses, Dário Berger, Esperidião Amin e Jorginho Mello.

“Precisamos de um reforço maior nesse momento crítico. Estamos na torcida para que consigamos isso, estamos precisando. O poder público assumiu a causa e está lutando com a gente”.

Gerente de operações do Hospital Imigrantes, Fernanda Rodrigues explica que a instituição já havia feito uma proposta ao governo estadual no início da pandemia, mas que não houve interesse na época.

Segundo Fernanda, o hospital está preparado para disponibilizar os leitos, que já estão equipados, e tem equipe médica e de enfermagem disponível caso o governo resolva fazer um acerto.