Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Prefeituras fornecerão lista de servidores para verificação de auxílio emergencial irregular

Estrago feito
Toda as prefeituras e câmaras de vereadores de SC foram oficiadas, anteontem, para fornecer em 10 dias a relação completa dos dados dos servidores, efetivos e comissionados, constantes na folha de pagamento de maio, para que o Ministério Público de Contas de SC e a Controladoria Geral da União no Estado (CGU-SC) identifiquem pagamentos do auxílio emergencial do governo federal. Vigarice e oportunismo à parte de alguns, que verdadeiramente não honram a função pública que tem, nada disso seria necessário se a Receita Federal tivesse feito o cruzamento de seus dados com as bases de dados dos estados e municípios, que é tudo informatizado. Não fez, mas se um contribuinte errar sua declaração de renda em alguns centavos, é fatalmente notificado e, quando não, multado.

Estrago feito 2
Um levantamento preliminar, semana passada, chegou 4,7 mil servidores de SC recebendo o auxílio irregularmente. Na nova pesquisa, os números tendem a ser maiores. A CGU-SC também fez um levantamento e chegou a 7,4 mil que podem ter recebido ilegalmente. Com a confirmação, será pedida a devolução, que deveria ser com juros e uma pesada multa. Por fim, se não pagar, cobrança judicial. Sinceramente, fatos assim causam profunda vergonha entre os brasileiros de bem.

Angústia
Os donos da poderosa agroindústria de SC, que exporta bilhões anualmente, principalmente em carne e derivados, não tem escondido, em um grupo restrito de rede social, que teme pelo pior se a ministra Tereza Cristina, da Agricultura, uma forte aliada deles, pedir o chapéu. Consta que o famigerado Centrão quer fatias do ministério.

Migração escolar
A possível migração de milhares de alunos da rede privada para a pública em SC levou o MP-SC a alertar a Secretaria de Educação e a entidade que reúne dirigentes municipais de educação (Undime) dos 295 municípios, a facilitar as matriculas de estudantes em idade escolar obrigatória, dos 4 aos 17 anos. A análise e o reordenamento das estruturas físicas e de recursos humanos do município e do Estado para atender essa nova realidade podem ser feitas posteriormente. A ordem é: o importante no momento é evitar que os estudantes fiquem sem vínculo com alguma escola.

Alcançado
Catarinense de São João do Sul que venceu na política como deputado, governador e senador pelo MDB de Rondônia, Valdir Raupp finalmente foi alcançado pela Operação Lava Jato. Contra ele foi aceita denúncia pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em contratos celebrados entre a Transpetro, subsidiária da Petrobras, e as empresas NM Engenharia e Odebrecht Ambiental.

Transporte
Começou a tramitar nas comissões do Legislativo estadual projeto de lei que desobriga as empresas de transporte rodoviário intermunicipal de comprovar a propriedade das quantidades mínimas e idades máximas dos ônibus para fins de obtenção de registro de funcionamento. Se aprovado, empresas de pequeno porte poderão atuar neste mercado, dominado por umas poucas, quando não atuando em cartel.

Inversão
Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz mostrou um aumento de 50% nos casos de covid-19 em cidades de até 20 mil habitantes nas últimas duas semanas. Em seis Estados, dentre eles SC, as mortes pela doença no interior já ultrapassam as registradas nas regiões metropolitanas, como a Grande Florianópolis. O mesmo ocorre no Paraná, Rio Grande do Sul, Tocantins, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Energia solar
A empresa catarinense Quantum Engenharia acaba de fechar três parcerias para financiamento de projetos fotovoltaicos em SC e Paraná com a Unicred Florianópolis, Unicred Vale Europeu e Santander. O sistema pode ser adotado por estabelecimentos de todos os tamanhos, indo de lojas, padarias e minimercados a indústrias. Além de reduzir gastos com energia elétrica, as empresas que investem em energia solar ainda fortalecem sua responsabilidade ambiental, por ser geração de energia limpa, sustentável e de baixa manutenção.

Pó-pandemia
Analistas de turismo estão dizendo que passada a pandemia, as viagens serão de carro, para destinos próximos. Quanto a avião, os deslocamentos serão de no máximo três horas e que os destinos de natureza serão a tendência.