Nova plataforma de ensino para rede municipal de São João Batista já está disponível
Sistema permitirá realização de aulas por videoconferência, facilitando interação entre professores e alunos
Sistema permitirá realização de aulas por videoconferência, facilitando interação entre professores e alunos
A rede municipal de ensino de São João Batista passará a utilizar, a partir de 3 de junho, a plataforma Google for Education. O sistema substituirá o atual e permitirá, além da disponibilização de atividades não presenciais, a realização de aulas por videoconferência. A adoção da ferramenta tem como principal objetivo facilitar a interação entre professores e estudantes.
A plataforma poderá ser acessada tanto pelo computador, como por dispositivos móveis com acesso à internet (smartphones, tablets), pelo aplicativo Google Classroom. Cada estudante receberá uma conta de e-mail educacional, que terá como padrão nome.ultimosobrenome@aluno.sjbatista.edu.sc.gov.br.
A senha inicial será a data de nascimento no padrão DDMMAAAA (Ex: 23101979). Em caso de dúvida, é possível conferir os dados da conta dentro do próprio portal, informando o nome completo, a data de nascimento e o primeiro nome do responsável. Os estudantes que tiverem dificuldades, também podem entrar em contato diretamente com a sua unidade de ensino.
“É importante que os responsáveis ou os próprios estudantes testem o acesso antes do dia 3 de junho para que, caso haja necessidade, sejam efetuadas as adequações”, conclama a secretária municipal de Educação, Rafaela Tamanini dos Santos. Conforme ela destaca, uma vez efetuado o login, o usuário terá acesso aos respectivos conteúdos de sua turma. A ferramenta estará disponível para os estudantes da Pré-Escola e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A principal vantagem da nova plataforma será a realização de aulas on-line, via videoconferência. Elas serão realizadas nos horários regulares em que cada aluno está matriculado, de segunda a sexta-feira, permitindo a interação direta com os professores.
Quem não puder acompanhar a aula ao vivo, terá a possibilidade de assistir depois, já que os vídeos ficarão disponíveis 24 horas por dia no sistema.
A distribuição dos materiais impressos nas unidades de ensino será mantida para os estudantes que não possuem acesso à internet em casa, que representam 8% do total da rede. No entanto, aqueles que possuírem dispositivos adequados, também terão a possibilidade de baixar os arquivos das aulas em local com acesso à internet e assisti-los posteriormente, no formato off line.
No caso da Pré-Escola, os professores estarão disponíveis nas sextas-feiras, nos respectivos núcleos, exclusivamente para orientações sobre as atividades.