Prefeituras da região avaliam prorrogação do isolamento social em Santa Catarina

Retomada gradual das atividades será adiada e surpreendeu administrações municipais em Brusque, Guabiruba e Botuverá

As prefeituras de Brusque, Guabiruba e Botuverá apresentam avaliações com poucas divergências quanto à prorrogação do isolamento social sinalizada pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés. O Plano Estratégico de Retomada das Atividades Econômicas, anunciado na sexta-feira, 27, previa a retomada de diversos trabalhos considerados não essenciais a partir de quarta-feira, 1º, o que a princípio, não deve mais ocorrer na data.

Moisés explica que a retomada gradual de alguns serviços não essenciais depende da preparação do sistema de saúde para a crise do coronavírus. Esta organização está condicionada à chegada de recursos e equipamentos de proteção individual (EPI) por parte do governo federal, além de equipamentos para leitos de UTI que foram comprados pela Secretaria de Estado da Saúde.

O vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, afirma que não houve qualquer diálogo com o município sobre o assunto. A decisão do governador foi tomada após reunião com os prefeitos das maiores cidades do Estado e os presidentes das 21 Associações de Municípios.

“Fomos pegos de surpresa, e estávamos todos preparados para a retomada destas atividades. Nos preocupa, porque no nosso entendimento tínhamos todas as condições para dar início à execução deste plano, reabrindo algumas atividades. Brusque é uma cidade que é baseada na indústria e no comércio, setores que sofrem bastante com o isolamento. Também por isso nos preocupa.”

O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, também lamenta a prorrogação do isolamento social da forma vigente, mas dá um voto de confiança à decisão estadual, tomada após reunião no sábado, 28.

“Estávamos preparados para esta retomada. É uma situação que inspira todo o cuidado possível, mas esperávamos esta abertura. O estado deve ter considerado todos os fatores para ter tomado esta decisão. Nós, como cidade pequena, temos uma estrutura determinada, e trabalharemos a mesma conduta do estado. Sabemos deste sacrifício imenso que significa, mas não dá para colocar em risco estas vidas. Aguardamos o decreto e o seguiremos na íntegra. Como é estadual, por questão de hierarquia nem cabe contestá-lo.”

O prefeito em exercício de Botuverá, Alcir Merízio, foi contatado pela reportagem de O Município durante a tarde de segunda-feira, 30, momentos antes de uma reunião das autoridades do município. Ele aguarda o decreto do governador que deixe clara a prorrogação do isolamento social para fazer uma avaliação da decisão.

“Vamos ver ainda o que podemos retomar, pelo menos na administração municipal. Seguiremos o decreto, ainda esperamos o decreto. Temos que avaliar tudo muto bem, porque estamos, de certa forma, em um fogo cruzado, com visões e pressões diferentes de todos os lados”, comenta.