Projeto de lei para integrar tema Cidadania e Não Preconceito na rede pública de ensino é debatido com alunos da Unifebe

Debate aconteceu nesta sexta-feira

Debate aconteceu nesta sexta-feira

Na manhã desta sexta-feira, 13, os alunos de Direito do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) participaram de um debate com a deputada estadual Ana Paula da Silva. O momento foi uma solicitação da própria representante do legislativo catarinense, que tem a intenção de criar um projeto de lei para integrar os temas Cidadania e Não Preconceito na matriz curricular da rede pública estadual de ensino.

De acordo com Paula, a ideia é que o conteúdo educacional se torne obrigatório em diversas disciplinas do ensino fundamental e médio. “O objetivo é desenvolver o projeto de lei da Cidadania e Não Preconceito com o apoio técnico e científico, para preservarmos a lei de ideologias políticas”, frisa Paulinha.

Para que o projeto seja protegido de ideologias e crenças sociais, a construção deste conteúdo ficará a cargo das universidades do Sistema Acafe. Nesse sentido, a deputada visitará as instituições de ensino integrantes do grupo, para entender a perspectiva da comunidade acadêmica acerca do tema.

A coordenadora de Direito da Unifebe, professora Anna Lúcia Martins Mattoso Camargo, acompanhou o debate e destacou a importância de momentos efetivos de consulta popular pelo legislativo. “Nossos acadêmicos têm base para contribuir com o projeto de lei, seja pelos conhecimentos obtidos em sala de aula, ou pelas ações realizadas pelo Laboratório de Direitos Humanos e Cidadania (LACEDH), que aborda temas para construir uma sociedade com conhecimento, mais humana, solidária e com mais qualidade de vida”, destaca Anna.

Antes do encontro com os estudantes, a representante do legislativo catarinense foi recebida pela reitora e vice-reitor da instituição, Rosemari Glatz e Sergio Rubens Fantini, pelo pró-reitor de Graduação professor Sidnei Gripa, pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura professora Edineia Pereira da Silva, e pela coordenadora de Direito, professora Anna Lúcia Martins Mattoso Camargo.