Equipe do Sesi Clínica responsável pela emissão dos documentos, laudos e treinamentos

O Serviço Social da Indústria (SESI) agora conta com uma plataforma de gestão de saúde e segurança do trabalho e promoção da saúde: o SESI Viva+. A solução tecnológica proporciona ganhos para a indústria e para os trabalhadores ao concentrar a gestão de dados em um ambiente único, que possibilita a geração de informações qualificadas e estruturadas para apoiar as indústrias na redução de riscos legais e custos com saúde e afastamentos, além de auxiliar na prevenção de acidentes e aumentar da produtividade.

O SESI Viva+, que é uma inteligência voltada ao gerenciamento de indicadores de saúde e segurança bem como elaboração e gestão dos programas, laudos e documentos exigidos pelas Normas Regulamentadoras (NR´s), conta com a plataforma Viva+ e o sistema S+. Com essas ferramentas tecnológicas as empresas conseguem fazer toda a gestão e implementação dos programas e laudos, como por exemplo:

Programa de Prevenção de Riscos ambientais (PPRA), que é um programa destinado a identificação e gerenciamento dos riscos ocupacionais no ambiente de trabalho.

Com esse sistema integrado, também é possível gerenciar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), elaborado com base no PPRA, com objetivo de monitorar a saúde dos trabalhadores evitando ou agravando danos à saúde através dos exames admissionais, periódicos, retorno ao trabalho e demissionais que podem serem realizados na Clínica do SESI ou no cliente.

O SESI também realiza para as empresas que necessitam o Programa de Proteção Respiratória (PPR), quando há atividades em que os trabalhadores necessitam de equipamentos respiratórios. O programa monitora e gerencia o uso dos respiradores, além de indicar os filtros adequados para cada atividade e periodicidade de troca dos mesmos, nesse programa também pode ser contratado teste vedação dos respiradores com os usuários.

Pelos serviços oferecidos pelo SESI a empresa também pode adquirir o Programa de Conservação Auditiva (PCA), destinado para empresas em que os funcionários utilizam proteção auditiva e que têm ruídos acima do recomendado pela legislação.

O programa controla o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), audiometrias e relatórios com relação às pessoas que possam ter perda auditiva.

Outro documento elaborado e que o SESI tem a oferecer é a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) relacionada a questões de conforto ambiental, movimentação e transporte de cargas, mobiliários entre outros riscos ergonômicos que possam causar danos à saúde e integridade física dos trabalhadores.

Capacitação realizada com clientes.

O Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) destinado a identificação de condições especiais para aposentadoria, o Laudo de Insalubridade (LI) e o Laudo de Periculosidade também são confeccionados pelo SESI e gerenciados pelo sistema S+, e as empresas podem terem o acesso a todas essas informações contidas nos documentos em meio digital.

Para atender as empresas, o SESI conta com uma equipe formada por três médicos do trabalho, um engenheiro de segurança do trabalho, duas fonoaudiólogas, uma enfermeira e quatro técnicos em segurança do trabalho. Um dos diferenciais dos serviço prestados é que os documentos são sempre elaborados por profissionais qualificados e habilitados em cada área de atuação, e os documentos possuem parecer técnico baseado na quantificação dos riscos, realizada por equipamentos específicos calibrados e análises químicas realizadas por laboratórios, comparado aos limites de tolerância existentes na legislação nacional e normas internacionais, tornando assim documentos completos com mais segurança jurídica para as empresas.

ORÇAMENTO

Para fazer um orçamento, basta entrar em contato com o Sesi pelo 3251-8715, falar com Vivian Barz Werner, ou encaminhar um email para vivian.werner@sesisc.org.br . Para entrar em contato com o responsável técnico dos laudos, basta ligar para (47) 3251-8703, falar com engenheiro de segurança do trabalho Eduardo Riffel.

Outros serviços disponíveis pelo programa Sesi Viva + é a ginástica laboral e produtos relacionados com a nutrição saudável.

Relatórios

Ao final de um ano de vigência do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional
(PCMSO), quando é emitido o relatório anual, é possível fazer um levantamento de quantos exames deram alterados e as razões, por meio da plataforma Sesi Viva +. Com isso, a empresa pode fazer um acompanhamento do setor em que as pessoas podem estar adoecendo e trabalhar para melhorar o ambiente.

As informações podem serem utilizadas durante campanhas realizadas pela empresa, que pode focar no assunto durante a Semana de Prevenção ao Acidente de Trabalho (Sipat). Os indicativos de saúde que são visíveis na plataforma são produzidos com base nas consultas médicas e questionários realizados com os colaboradores.

O SESI Viva+ é multicanal e pode ser utilizado no computador, tablets e smartphones pelas empresas ou por trabalhadores. Ainda pela plataforma, a empresa tem acesso às informações e consegue produzir relatórios e gráficos sobre os indicadores de saúde e segurança do trabalho ao longo dos anos. Além disso, o sistema S+ pode ser programado para informar quando vencem os exames periódicos dos colaboradores, e ser usado para gerar documentos obrigatórios como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), emissão de ordem de serviço de segurança, registro de entrega dos EPI’s por biometria, entre outras funcionalidades.

Para atender ao eSocial, o sistema gera informações de cada trabalhador. “O S+ está preparado para atender as demandas do eSocial e transferir essas informações mediante assinatura digital”, explica o médico do trabalho e coordenador do PCMSO, João Marcelo de Lima Leite (CRM 11747).

Além das vantagens para as empresas, na plataforma Viva + o funcionário tem acesso ao seu histórico médico com todas as consultas já realizadas ao longo dos anos e pode ter informações quantitativas sobre a sua saúde pelo aplicativo instalado em seu smartphone.

Treinamentos das NRs

Também são oferecidos treinamentos para atender as Normas Regulamentadoras (NRs). Os cursos são realizados por meio do SENAI e indicados para as empresas e profissionais autônomos em trabalhos específicos.

Entre os cursos ofertados está o da NR-5, que são os treinamentos de CIPA; NR-10, que são os serviços com eletricidade e Sistema Elétrico de Potência (SEP); NR-11, destinado para segurança em operações de equipamentos de transporte (empilhadeiras); NR-13, que é o curso de caldeiras e vasos de pressão; NR-33, para espaços confinados; e NR-35, um curso de trabalho em altura.

As aulas são ministradas no SENAI, que possui estrutura com equipamentos, mas também podem acontecer nas empresas que tiverem interesse.

Atualmente no Brasil está ocorrendo uma revisão e alteração das 37 normas de saúde e segurança do trabalho, algumas já publicadas como NR-12, NR-1, NR-18, e o SESI está com seu corpo técnico a nível Nacional e Regional atento a todas essas alterações para melhor atender e dar suporte as empresas.

Serviço Social da Indústria (SESI Clínica)

Rua Pedro Werner, 180, bairro Jardim Maluche, Brusque

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h

(47) 3251-8700