Samu de Brusque completa 14 anos com uma média de 300 atendimentos por mês
Nos últimos cinco anos, foram mais de 11 mil atendimentos
Nos últimos cinco anos, foram mais de 11 mil atendimentos
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Brusque comemora 14 anos de implantação nesta sexta-feira, 6. Nos últimos cinco anos foram realizados mais de 11 mil atendimentos, a maioria casos clínicos. Em média são realizados 300 atendimentos por mês.
Atualmente o serviço conta com quatro condutores socorristas, quatro técnicos em enfermagem, uma enfermeira e um coordenador. A regulação é feita no município de Blumenau e os socorristas atendem Brusque, Guabiruba e Botuverá, uma média de 300 quilômetros percorridos diariamente.
Agora, pacientes que manifestam interesse, podem ser levados para o Samu ao Hospital Imigrantes, mediante termo de responsabilização. O objetivo é reduzir o número de pacientes no hospital credenciado na porta de urgência e emergência, além de oportunizar maior conforto ao paciente em sua tomada de decisão.
Em 2019 o Samu intensificou as ações educativas e preventivas, com visitas em escolas e palestras de primeiros socorros para alunos, professores e também com grupos de gestante com o tema primeiros cuidados e acidentes com crianças.
O coordenador do Samu, Álvaro de Carvalho destaca que o serviço foi evoluindo ao longo dos anos com um envolvimento maior com a comunidade por meio das ações educativas. “Quero parabenizar nossa equipe que é sempre resolutiva e presta um atendimento de qualidade à população”, finaliza.