Rodrigo Santos

Jornalista esportivo - rodrigosantos@omunicipio.com.br

Os próximos passos

Rodrigo Santos

Jornalista esportivo - rodrigosantos@omunicipio.com.br

Os próximos passos

Rodrigo Santos

Classificado para a terceira fase da Série D, líder do Estadual e com orçamento confortavelmente garantido para a temporada, o Brusque começa a pensar nos seus próximos passos. Existe uma grande euforia por parte dos torcedores, muitos até pensando em Série B do Brasileiro. Obstáculos são muitos nesse caminho. Pra início de conversa, a Arena precisa sair de qualquer jeito, uma vez que há a exigência de estádio para, no mínimo, 10 mil pessoas. Até se o Bruscão passar para a quarta fase da Copa do Brasil, contra Brasil ou Manaus, não poderá mais jogar no Augusto Bauer. Terá que ir para Joinville ou Florianópolis.

O clube vai sofrer a implacável ação do mercado nas próximas semanas. Ainda bem que alguns jogadores estão presos por contrato e podem garantir, pelo menos, um dinheiro a mais no caixa do clube. Edu é o primeiro da lista. Companheiros da imprensa de Chapecó disseram que ele foi oferecido à Chapecoense, mesmo com contrato encerrando em abril de 2021. Ontem, na entrevista coletiva, disse que não tem empresário e que tudo será encaminhado para a diretoria, que tem a multa rescisória na mão. E será assim com outros destaques do time. Vai ter assédio de times da Série B e o clube precisa se preparar para isso.

Tem dinheiro no caixa, é verdade, mas não dá pra cair em loucura e ir queimando grana em qualquer negócio. Até acho que o clube pode se planejar para aplicar alguma parte dessa premiação e se garantir pro futuro.

Primeira meta é o catarinense. O time já está classificado, e terá mais três jogos, sendo dois fora de casa, para tentar ser o primeiro colocado e ter a vantagem de decidir os confrontos em casa (e é uma vantagem pequena, já que dois empates levarão a pênaltis).

É algo que pode acabar enganando. Há uma possibilidade, por exemplo, do Bruscão ser primeiro ou segundo podendo pegar uma Chapecoense de cara nas quartas, de técnico novo, jogadores contratados e uma possibilidade de melhora do pobre futebol mostrado até agora. Vou repetir aqui: se não perder nenhum jogador, o time é favorito ao título. Mas vão aparecer suspensões daqui pra frente e possíveis lesões, pois a maratona vai continuar daqui a alguns dias.

Depois, a Copa do Brasil, em um confronto perfeitamente possível contra o Manaus, que já conhecemos do ano passado, e o Brasil de Pelotas, que é lanterna do seu grupo no Gauchão com apenas uma vitória e que se classificou com um empate contra o Gama. Com um elenco não muito grande, o desafio será, mais uma vez, se equilibrar e não perder ninguém.

Passando por tudo isso, vai vir o mercado lá no final de abril atrás de muitos jogadores. Aí vai entrar em campo o trabalho da diretoria. Se todo o time permanecer para a Série C será um grande feito, e aí dá pra sonhar com voos mais altos no Brasileirão.
Folga

O meia Thiago Alagoano acertou com a diretoria uma folga programada e só se encontrará com o elenco na manhã de domingo, em Criciúma, algo que já estava combinado na assinatura do contrato. Ele participa de uma Formatura neste final de semana e, se o tempo colaborar, logo depois pega um voo para o aeroporto de Jaguaruna, se reapresentando no domingo de manhã, pronto para o jogo no Heriberto Hulse.


Pênaltis

O atacante Edu diz que não há problema nenhum quanto às cobranças de pênaltis do Bruscão. Ele, que desperdiçou duas cobranças no ano, afirma que não tem disputa com Thiago Alagoano pelo posto de cobrador oficial. “Quem está melhor, bate”, confirmou.


Criciúma

O Brusque terá pela frente um Tigre que vem de dois jogos sem derrota fora de casa, mas que ainda procura por uma identidade. O técnico Roberto Cavalo quebra a cabeça para montar uma formação ideal, com um elenco que ainda não respondeu a altura. Não é o tipo de treinador que gosta de abrir o time e propor jogo. Aí pode ser o caminho para mais uma vitória do Brusque, em cima de uma defesa que não inspira muita confiança e um sistema de articulação que pouco fez na temporada.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo