Presidente da AMA Brusque reivindica recursos para tratamento gratuito dos autistas do município

Guédria Motta falou sobre as dificuldades que os autistas da cidade têm para conseguir tratamento

A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA Brusque), Guédria Motta, participou da sessão da Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 11, para falar sobre o autismo e as dificuldades que a entidade enfrenta para oferecer atendimento gratuito para os autistas de Brusque.

Em sua fala, Guédria destacou que a única entidade que atende gratuitamente os autistas de Brusque é a Apae. Porém, após os seis anos de idade, apenas autistas severos podem continuar a frequentar a instituição. “As crianças com autismo leve e moderado a partir dos seis anos ficam sem atendimento nenhum em Brusque. E aos seis anos a criança está entrando no primeiro ano da escola e precisa de apoio”, diz.

A AMA Brusque foi fundada há seis anos e atende em uma sala alugada no bairro Guarani. De acordo com Guédria, o grupo é formado por mais de 200 famílias, com pelo menos um filho com autismo. Pesquisa realizada pela entidade apontou que 80% dessas crianças estão sem terapia, uma realidade que preocupa a presidente da associação.

Guédria pediu apoio dos vereadores para que a entidade passe a receber recursos municipais para poder oferecer tratamento adequado para as crianças autistas. Ela também relatou dificuldades de diálogo com a Prefeitura de Brusque.

“Hoje o nosso único recurso em caixa são os R$ 30 mil que arrecadamos no nosso pedágio no fim do ano passado. Com esse valor não conseguimos manter a associação. Estou desde outubro tentando conversar com a prefeitura, mas não consigo passar do chefe de gabinete do Ari Vequi”, afirma.

Guédria diz que já entrou em contato com a Prefeitura de Guabiruba, com a Alesc e com o juiz Edemar Schlösser, solicitando recursos, mas em Brusque está tendo dificuldades. “Peço aos vereadores que nos ajudem. Queremos construir nossa sede própria para dar o atendimento necessário para o desenvolvimento dessas crianças”.

Após a fala de Guédria, o presidente da Câmara, Ivan Martins, disse que marcará uma reunião com os vereadores para tratar sobre o assunto.