Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Outdoors de pré-candidatos já começam a aparecer em cidades catarinenses

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Outdoors de pré-candidatos já começam a aparecer em cidades catarinenses

Raul Sartori

Pode, TRE?
A lei eleitoral não define claramente e, assim, se começa a ver em várias cidades de SC outdoors de pré-candidatos a prefeito ou vereador (com imensas fotos sorridentes deles, naturalmente) e frases diversas compondo o quadro, mas sempre querendo traduzir algo como “estamos aí e nos aguarde” (na campanha ou urnas). Não parece burla, mas é propaganda subliminar.

Assédio
Piorou a enrascada em que se meteu o deputado estadual do PSL, Jessé Lopes. Também lutador de artes marciais, agora é alvo de uma denúncia formal da bancada feminina na Assembleia Legislativa, feita na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, e ao Ministério Público estadual, contra manifestações dele em relação à campanha “Não é não”, de combate do assédio sexual no Carnaval deste ano. Feministas o tem massacrado por ter dito que assédio é “direito” e “massageia o ego” das mulheres.

Realidade e ficção
A grande maioria – 75% – dos brasileiros espera melhorar sua condição econômica, e a de sua família, nos próximos cinco anos, segundo pesquisa realizada em 28 países pela Edelman, agência global de comunicação com escritórios em todos os continentes. Mesmo assim boa parte da grande mídia impressa nacional continua, diariamente, despejando duchas frias no otimismo geral e antecipando um quadro que beira à catástrofe.

Confinamento
Presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR) está prestigiando as mulheres no alto comando do partido, como Gleide Andrade nas finanças e a estridente deputada federal Maria do Rosário (RS) na formação política. E apesar de seus esforços pessoais, a ex-senadora e ex-ministra Ideli Salvatti (SC), não está conseguindo sair do limbo a que foi relegada por setores do partido, apesar da proteção do seu maior padrinho, Lula.

Premiado
O catarinense Vinicius Lummertz, ex-presidente da Embratur, está fazendo um trabalho tão bom na promoção turística do estado de São Paulo, do qual é secretário de Turismo, que vai a Madrid, amanhã, receber o respeitado Troféu Silvia Zorzanello, na Feira Internacional de Turismo. A cidade de São Paulo é o segundo destino mais buscado no mundo em 2020, diz pesquisa do Google.

Frustração
Dezenas de policiais catarinenses, de todos os níveis, estão tomados por desencanto e tristeza desde domingo. É que eles tiveram importante participação na prisão, em um apartamento de luxo, em Balneário Camboriú, há um ano, de Sérgio de Arruda Quintiliano Neto, tido como o maior chefe do tráfico na região de fronteira do Brasil com o Paraguai. Na madrugada de domingo, boa parte dos comandados de Minotauro, como é conhecido, escaparam do presídio da cidade de Pedro Juan Caballero, no vizinho país.

Caneta 1
Na sua interinidade, a governadora Daniela Reinhehr botou tinta na caneta no último final de semana, sancionando diversas novas leis, destacando-se as que criam o Dia Estadual de Combate ao Feminicidio (22 de julho); a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos (primeira semana de março) e Semana Estadual dos Riscos do Uso de Pipas com Fio Cortante, nas escolas estaduais, na primeira semana do mês anterior ao início do recesso escolar.

Caneta 2
Outra lei importante sancionada é a que cria a Semana de Combate ao Bullying, na terceira semana de setembro. Originária de projeto do deputado Milton Hobus (PSD), objetiva orientar familiares, professores, equipe pedagógica e alunos sobre a prática dessa agressão física e psicológica nas escolas estaduais de SC. O último dado oficial dessa violência em SC é de 2016, da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, do IBGE: 68,1% dos estudantes do 9º ano afirmaram que já foram humilhados por colegas.

“Cambada”
É certo que a imagem dos servidores públicos em geral não é tão simpática à maioria da população, mas tudo tem limite. Em Xanxerê, no oeste de SC, uma mulher foi condenada por chamá-los de “cambada de vagabundos” em rede social. Sem citar seus nomes, ela se referiu a quatro servidores da Vigilância Sanitária municipal, que à título de dano moral receberão R$ 1 mil cada um. Cabe recurso.

Fazer justiça
Apesar dos egoísmos extremados que se vê por aí, ainda há espaço para os que querem servir. O TJ-SC informa que tem mais de 13 mil pessoas aptas a participar de sessões do tribunal do júri nas 111 comarcas, para fazer justiça. O serviço é absolutamente gratuito.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo