Vereador cobra revisão urgente do catálogo do patrimônio histórico de Brusque
Para ele, proprietários desses imóveis são prejudicados com a forma que o assunto é tratado hoje
Para ele, proprietários desses imóveis são prejudicados com a forma que o assunto é tratado hoje
A necessidade de atualização do catálogo e inventário do patrimônio histórico de Brusque foi um dos assuntos discutidos na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 3.
O vereador Jean Pirola (PP) cobrou da prefeitura agilidade na elaboração de um novo catálogo. Pirola lembrou que em outubro do ano passado a Associação Empresarial de Brusque (Acibr) solicitou a revisão do catálogo de forma urgente ao governo municipal, entretanto, até agora nada foi feito.
“Há quase um ano a Acibr encaminhou esse ofício, lembrando que todo o catálogo e inventário da cidade foi feito com base em uma TCC de uma estudante, sem critério técnico-científico e por isso tem muitos que nem deveriam estar neste catálogo”, diz.
O vereador afirma que da forma como está, o catálogo do patrimônio histórico de Brusque está prejudicando muitos proprietários desses imóveis, já que não recebem incentivos para manter ou restaurar essas edificações.
“Hoje se tornou inviável manter esses imóveis, muitas pessoas são prejudicadas”, diz.
Pirola também lembrou do caso do casarão Schaefer, que desabou em 2016. O Conselho Municipal de Patrimônio Histórico (Comupa) autorizou a demolição parcial do imóvel, desde que os proprietários reconstruam a fachada original.
“O casarão está lá, com risco de machucar alguém, e os proprietários não tem como demolir, só podem se tiverem que reconstruir a fachada original, mas não tem mais nada original, ele já foi modificado com os anos, o Comupa deveria rever essa decisão”, afirma.
“Peço ao prefeito, aos secretários para que verifiquem essa situação, que façam um trabalho técnico para que as pessoas não fiquem mais no prejuízo”, completa.