Unifebe recebe proposta por imóvel onde fica o anfiteatro

Reitora diz que decisão de vender depende do aval de dois conselhos e será transparente

Unifebe recebe proposta por imóvel onde fica o anfiteatro

Reitora diz que decisão de vender depende do aval de dois conselhos e será transparente

O Centro Universitário de Brusque (Unifebe) recebeu uma oferta, no mês passado, pelo imóvel onde fica o seu anfiteatro. Como se trata de uma instituição, o destino do bem passará por uma avaliação dos conselhos superiores, que, por enquanto, nada decidiram sobre a venda.

De acordo com reitora Rosemari Glatz, o interessado telefonou para a Unifebe e questionou sobre interesse de venda. Nesse caso, ela não pode decidir sozinha, tampouco se omitir, por isso o caso foi encaminhado aos conselhos curador e administrativo.

Veja também:
Construção do Shopping Center Brusque deve ser concluída até o primeiro semestre de 2021

Jovem brusquense pede ajuda para realizar sonho de cursar Medicina

Comunidade do bairro Paquetá apresenta reivindicações na primeira sessão itinerante da Câmara de Brusque

Os dois conselhos deliberaram, neste primeiro momento, por autorizar apenas a contratação de três empresas para fazer a avaliação oficial quanto ao valor de mercado do imóvel.

Depois de feitas essas avaliações, o assunto voltará à pauta dos dois conselhos. Rosemari explica que os órgãos estão acima até mesmo da reitoria na hierarquia da Unifebe, por isso a venda só será concretizada se eles decidiram a favor dela.

A reitora destaca que o processo de venda, se realmente acontecer, será público. A comercialização deverá ser publicada na imprensa e terá ampla concorrência. 

A Fundação Educacional de Brusque (Febe) informa que “prima pela total transparência de seus atos e, em havendo deliberação positiva no sentido de venda do imóvel, será dada ampla publicidade”.

Rosemari acrescenta que a simples venda não é possível. “O dinheiro teria que ser reinvestido, pois não podemos nos desfazer de bens”.

Caso o imóvel seja vendido, os conselhos deverão apontar onde o recurso será investido. Por exemplo, na construção de mais um prédio no bairro Santa Terezinha ou algo do tipo.

Anfiteatro está desocupado e em situação precária | Foto: Marcos Borges

Reforma
O anfiteatro fica na rua Doutor Penido, o morro que leva para o Samae. O local abrigou cerimônias e eventos da instituição até 2013.

No dia 29 de outubro daquele ano, um incêndio danificou parte da estrutura. Desde então, o anfiteatro espera uma reforma geral. O restante do imóvel já foi usado para posto de atendimento do IPTU, da Justiça Eleitoral e abrigou uma parte do Judiciário da comarca.

Veja também:
Sem estádio que atenda requisitos, Brusque luta para ter jogo decisivo da Série D em casa

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Defesa pede à Justiça exame de avaliação mental de Everton Balbinott

A atual reitora é a favor da manutenção. “Eu, pessoalmente, prefiro restaurar o prédio e entregá-lo novamente à comunidade e à Unifebe”.

Entretanto, o plano esbarra no caixa. A Unifebe passa por um momento de reorganização estrutural e financeira e não existe o volume de recurso necessário para a reforma.

A restauração do edifício necessitaria de captação de recursos da comunidade.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo