Jogos Comunitários de Brusque são abertos oficialmente em cerimônia

Competição reúne cerca de 4,5 mil esportistas de 28 bairros e localidades

Jogos Comunitários de Brusque são abertos oficialmente em cerimônia

Competição reúne cerca de 4,5 mil esportistas de 28 bairros e localidades

Os Jogos Abertos Comunitários de Brusque (Jacobs) foram oficialmente abertos na noite desta sexta-feira, 28, em cerimônia realizada no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof. Centenas de pessoas estiveram presentes, incluindo líderes comunitários, participantes da competição e autoridades. A 26ª edição já está em andamento desde 17 de junho, com os torneios de futebol suíço sênior, futebol suíço livre e futsal livre, todos masculinos.

O evento incluiu a entrega de brindes aos líderes comunitários e representantes das 28 comunidades brusquenses, entre bairros e localidades, que participam com cerca de 4,5 mil esportistas.

O juramento dos atletas foi proferido pela levantadora e capitã da Abel, Júlia Sebold. O superintendente interino da Fundação Municipal de Esportes (FME), Eduardo Gohr, o prefeito Jonas Paegle e o vice-prefeito Ari Vequi discursaram. Ao final da cerimônia, o palhaço Birita, do Circo Teatro Biriba, realizou uma apresentação para divertir o público.

“É um orgulho iniciar mais uma vez os Jogos Comunitários de Brusque, que são o maior evento esportivo do município. Sem as lideranças comunitárias, o evento não existiria”, comenta Eduardo Gohr. Ele ainda fez menção honrosa a Maria Helena Dalago, líder do Centro de Brusque e ícone histórico dos Jogos Comunitários.

O vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, lembrou a tradição do esporte brusquense citando o empresário Arthur Schlösser, criador dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). O prefeito Jonas Paegle pediu para que os pais incentivem os filhos à prática esportiva, não apenas nas escolas, e que o fogo simbólico dos jogos seja levado para dentro das disputas. “Que o fogo dos Jogos Comunitários sejam levados dos seus corações a seus bairros, e que fique vivo até o final das disputas.”

Fogo comunitário
Maurina Vargas, de 57 anos, é moradora do bairro Águas Claras e carregou a tocha até a pira dos Jogos Comunitários, representando o espírito olímpico. Ela já participou de todas as edições dos Jacobs. A primeira foi por Azambuja, e as outras por Águas Claras. Conquistou diversas medalhas na bocha e no bolão. Em 2018, conquistou quatro medalhas de ouro.

Tabelão
O Município
traz, em suas edições de quarta-feira, tabelas com os resultados das partidas disputadas pelos Jogos Comunitários de Brusque durante a semana, com informações sobre os confrontos mais recentes e a agenda com todas as partidas até a quarta-feira seguinte.

Comunidades participantes e quantidade de modalidades disputadas
Águas Claras: 21 (todas as modalidades disputadas nos Jacobs)
Azambuja: 13
Bateas: 12
Cedrinho: 8
Centro: 19
Dom Joaquim: 12
Guarani: 14
Jardim Maluche: 14
Limeira: 12
Nova Brasília: 11
Paquetá: 10
Planalto: 11
Poço Fundo: 10
Ponta Russa: 9
Primeiro de Maio: 5
Rio Branco: 12
Rua Nova Trento: 8
Santa Luzia: 10
Santa Rita: 15
Santa Terezinha: 7
São João: 13
São Luiz: 12
São Pedro: 20
Souza Cruz: 10
Steffen: 15
Thomaz Coelho: 11
Volta Grande: 9
Zantão: 8

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo