Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Projeto em tramitação na Assembleia aumenta repasse de ICMS aos municípios pequenos de SC

Página 3

Está tramitando na Assembleia Legislativa projeto de lei de autoria do deputado Jerry Comper, para aumentar a parcela de recursos do ICMS repassada aos pequenos municípios, que na sua maioria possuem como receita principal o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Atualmente os valores transferidos aos municípios seguem a seguinte divisão: 85% distribuídos conforme a movimentação econômica e 15% divididos igualmente entre todos.

Veja também:
Ex-servidores da Prefeitura de Brusque e do TCE-SC são condenados por desvio de recursos

Confira a previsão do tempo na região para esta semana de feriadão

Comandante da PM de Brusque vê propostas de Bolsonaro para o trânsito com ressalvas

A nova proposta mantém a divisão igualitária em 15%, porém altera para 82% o percentual transferido conforme a movimentação econômica de cada município. Os 3% restantes de acordo com a proposta serão distribuídos igualmente aos municípios catarinenses com menos de 10 mil habitantes.

Tomando por base os valores das transferências constitucionais realizadas em 2018, foram arrecadados R$ 5.2 bilhões de receita de ICMS. O percentual de 3% que seria transferido aos municípios, conforme o PL ficaria em torno de R$ 157 milhões.

Divididos entre os municípios que se enquadram no quesito de população até 10 mil habitantes, em torno de 170 cidades, o valor anual seria cerca de R$ 900 mil para cada.

Veja também:
Moradores afirmam que travessa do Zantão é utilizada para abandono de animais vivos e mortos

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Homem e adolescente suspeitos de série de roubos em Blumenau são detidos