Casal de Brusque vai viajar pela América Latina de bicicleta
Marcelo e Milena querem mostrar que é possível viver com menos
Marcelo e Milena querem mostrar que é possível viver com menos
O casal de Brusque Marcelo Furtado, 37 anos, e Milena Madrigal Rodrigues, 21, está prestes a concretizar o que muitos pensam, mas não fazem: embarcar em uma viagem no estilo mochilão.
Os dois estão na fase final de preparação para a viagem que promete ser a aventura de suas vidas. Juntos, eles planejam ir de bicicleta de Brusque até Bariloche, na Argentina. Depois, irão subir o continente rumo a Machu Pichu, no Peru, e então ao Panamá.
Marcelo estima que a data de partida será no final de agosto. Para conseguir concretizar o sonho, os dois estão realizando uma vaquinha online. Ele explica que os dois farão muitas coisas em casa, da forma mais reciclável possível, para economizar. Alguns exemplos são o fogareiro e alguns equipamentos para bike, fabricados artesanalmente.
Entretanto, alguns gastos são inevitáveis em uma viagem de tamanho porte. O planejamento deles indica gastos com uma barraca boa e dois sacos de dormir
bons, pois enfrentarão temperaturas negativas em alguns pontos da viagem.
Veja também:
Rodízio de pizza volta a se popularizar em Brusque; entenda os motivos
Mercado de drones cresce em Brusque; saiba o que é preciso para utilizar equipamento
Policiais militares de Brusque vão usar câmeras junto ao uniforme
Além disso, Marcelo afirma que precisará de equipamentos como GPS ou mapa manual para a localização, assim como equipamentos essenciais e algumas modificações nas bicicletas.
“Optamos por adquirir duas bicicletas usadas e baratas, que se encaixem com nosso orçamento. Minha bicicleta e a da Milena custaram no total de R$ 950. Essas bikes precisam de pequenas modificações como paralamas e aros reforçados, já
que vamos carregar quase 40 quilos cada um nas costas”, explica Marcelo.
No site que criaram para a viagem, Marcelo e Milena listam os equipamentos que necessitarão para a aventura. Eles não incluíram material de higiene porque ganharam algumas coisas e comprarão outras por aqui.
O casal espera contar com a solidariedade humana para essa viagem. “Nossa ideia e se tornar autossuficiente pelo caminho com alguns trabalhos que já estamos desenvolvendo, como artesanatos feitos pela Milena e nosso instrumento musical, que apesar de não ser nossa especialidade, já está bem melhor do que há dois meses”, brinca Marcelo.
Ele diz que uma parte importante será o trabalho voluntário. Marcelo já está em busca de projetos sociais para ensinar inglês em comunidades do interior da Argentina.
Além disso, Marcelo e Milena esperam trocar trabalho por acomodação em alguns locais. Mas eles também levarão uma estrutura de camping.
Autoconhecimento
“Desde o começo que a gente começou a mochilar, eu quis passar para ela que não precisamos comprar e gastar para ter sucesso”, explica Marcelo. A viagem pode parecer uma loucura à primeira vista, mas é, na verdade, uma forma de ver vida.
Marcelo acredita que a vida não deve se resumir ao pagamento no fim do mês. A viagem é, além de uma aventura do ponto de vista físico, uma viagem de autodescoberta e desapego do consumismo que hoje praticamente hipnotiza a sociedade ocidental.
“Várias vezes chamados de loucos por assumir o compromisso de enfrentar tal aventura. Percebemos que atitudes extremas nos levam a conhecer lugares, pessoas e culturas diferentes da forma mais intensa e divertida, enquanto as pessoas ditas ‘normais’ têm que lutar contra a depressão diária de não estar conseguindo manter o padrão de vida exigido pela internet e redes sociais, que se torna mais cruel e implacável em tempos atuais. Sendo assim, decidimos que era hora de viver intensamente a vida, da forma mais correta, que é estar perto das pessoas e da natureza de forma geral”, explica Marcelo.
Divulgações
Além de promover o autoconhecimento e o desapego, os dois têm outros objetivos com a empreitada, como incentivar iniciativas de preservação da natureza, o reaproveitamento de matérias-primas, a prática esportiva e o uso inteligente da internet.
Ele publicarão conteúdos diariamente no Instagram e semanais no seu canal no YouTube. O material conterá os acontecimentos, assim como produtos e nomes dos nossos apoiadores em todas as postagens. O casal também planeja transmissões ao vivo no Facebook.
Quem são
Marcelo Furtado é natural de Brusque e passou a infância inteira com a família na rua Nova Trento, bairro Primeiro de Maio. Foi praticante de jiu-jitsu e capoeira durante um longo tempo. Atualmente, ele pratica corrida e pedala.
Veja também:
Cadastro biométrico será implantado em todas as aulas de direção veicular, em Brusque
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Saiba como estão os estudos de ossadas humanas encontradas na BR-470
Ele é trabalhador autônomo na área de importação e exportação. Marcelo tem um sócio, que tocará tudo quando ele for embora.
Milena Madrigal Rodrigues é natural de Curitiba (PR), mas vive em Brusque desde os 8 anos de idade, com sua família, também no Primeiro de Maio, próximo à escola João XXIII. Ela é praticante de musculação, caminhada e corrida.
Milena trabalha em uma confecção no primeiro turno e, na parte da tarde, é manicure. Ela deverá trabalhar até bem perto da viagem, quando deixará a empresa para pedalar pela América Latina.
Saiba como contribuir
Para doação em dinheiro acesse: www.vakinha.com.br/vaquinha/584175
Acesse: www.omundoemduasbikes.com
E-mail: marcelo.fdo@hotmail.com e omundoemduasrodas@gmail.com
Instagram:
@omundoemduasbikes
@marcelo.fdo
@milena.madrigal.31