Jornalista esportivo - rodrigosantos@omunicipio.com.br

Jornalista esportivo - rodrigosantos@omunicipio.com.br

Estreia convicente

Rodrigo Santos

O Brusque abriu sua participação na Série D com uma atuação altamente convincente. Daquelas de sair do estádio pensando: “finalmente aqui tem um time de futebol”.

Aquele time burocrático do estadual parece ter ficado pra trás, e a primeira impressão deixada pelo time de Waguinho Dias foi muito positiva, ainda mais sobre o Boavista, que considero ser o adversário a bater dentro do Grupo 15.

Vimos bolas trabalhadas, toque de bola no setor de criação, alternativas ofensivas… enfim, dá pra acreditar que o time vai longe? Houve falhas? Claro que sim. Falta melhorar a cobertura dos laterais, tem problema de entrosamento na zaga. Dá para resolver. Não é tão crítico quanto foi no início do ano.

Waguinho Dias fez seu marketing, ganhou a torcida e construiu um clima favorável dentro do Brusque. Falta agora crescer tecnicamente e pontuar, para garantir a classificação, se possível na primeira colocação. Vem aí o primeiro compromisso fora de casa, contra o Foz do Iguaçu, time rebaixado no campeonato paranaense, e que perdeu ao natural para o Gaúcho no último fim de semana.

Confirma-se o cenário de que o grupo do Brusque é até de certa forma tranquilo para classificar, e muito possível para passar em primeiro. O público, que compareceu em pequeno número (pouco mais de 1,1 mil torcedores) na segunda-feira poderá aumentar, dependendo do resultado deste fim de semana.

Aos poucos, o Bruscão do Campeonato Brasileiro vai se construindo, dando boas esperanças ao torcedor. Vejamos agora o comportamento do time fora de casa.

A Arena
Nem é preciso dizer que o anteprojeto da Arena Havan gerou repercussão nacional. O estádio com fachada de loja tomou rapidamente as redes sociais e, sem que nenhum tijolo tenha sido colocado, o Brusque e o patrocinador já ganharam grande retorno. Agora é esperar o fim da parte burocrática na prefeitura e ver o estádio ser erguido. Só acho que uma coisa precisa ser alterada, e muitos torcedores também observaram isso: as cadeiras deveriam ter as cores do clube.

Importante
Se o anteprojeto for seguido, uma notícia muito importante para o torcedor: todo o estádio terá arquibancadas cobertas. Em Santa Catarina, só o Estádio Heriberto Hulse, do Criciúma, conta com todos os lugares com cobertura. Aliás, o projeto parece muito com o do “Majestoso”. Outro ponto é a confirmação dos dois campos de treinamento no local, o que significa dizer que o Bruscão vai abandonar o CT Rolf Erbe, que está em uma área que pertence a um empresário e que já passou do prazo contratual de empréstimo.

Ingresso Social
O Brusque colocou os ingressos a R$ 10 no Brasileirão, e outros clubes estão usando do expediente do “Ingresso Social”, colocando bilhetes bem mais em conta para permitir que todos os torcedores, de qualquer camada social, tenham a oportunidade de ir ao estádio e torcer. A Federação Catarinense de Futebol anunciou ontem que a CBF liberou a gratuidade para todos os menores de 12 anos nos jogos do Campeonato Brasileiro. Não deixa de ser boa notícia.