Rodrigo Santos

Jornalista esportivo - rodrigosantos@omunicipio.com.br

A preparação para a D começou

Rodrigo Santos

Jornalista esportivo - rodrigosantos@omunicipio.com.br

A preparação para a D começou

Rodrigo Santos

O Brusque já tem sua programação definida até a estreia na Série D, dia 5 de maio contra o Boavista, no Augusto Bauer. Terá dois amistosos, contra Hercílio Luz e Joinville, e muito trabalho pra ser feito por Waguinho Dias, que já conta com quatro reforços no elenco, e acabou ficando com boa parte dos jogadores do Estadual. Muita gente ainda precisa chegar, principalmente para os setores de meio-campo e ataque, e é melhor analisar essa parte quando todos estiverem treinando.

Em sua coletiva de apresentação, Waguinho mostrou credenciais e também fez reivindicações importantes para a diretoria. Além de exigir estrutura de trabalho, anunciou que (finalmente) o clube terá um analista de desempenho, algo primordial em um clube profissional, que tem a responsabilidade de gravar e analisar todos os jogos do time e de seus adversários. O Brusque era o único clube da primeira divisão a não ter esse departamento. Tenho a sensação que a sua chegada não vai apenas trazer a qualidade do seu trabalho em campo, mas vai provocar uma evolução dentro do clube como um todo, isso é bom

O técnico foi com o “pé no chão”. Disse que precisa construir um time, pensar em vitórias, ter um elenco confiável, e daí pensar no acesso, em um campeonato ingrato, com apenas seis jogos na primeira fase e três mata-matas para que um time garanta a vaga na Série C. Eu já olho mais para a frente: com contrato assinado até abril de 2020, dá pra fazer com tranquilidade um trabalho desenhado para a Copa SC, no final do ano, e o Catarinense do próximo ano, sem atropelos. Caberá à diretoria dar condições para que o treinador possa se planejar.

A reação na torcida foi a melhor possível, depois do vexame na reta final do último campeonato catarinense. Agora é hora de capitalizar essa “maré positiva” e fazer o time crescer no Campeonato Brasileiro. Tem boas opções no mercado. Basta não errar tanto como aconteceu no Estadual, deixar medalhão bem longe e trabalhar bastante.


Decisão 1
Toda decisão em jogo único tem uma tensão bem maior e não tolera escorregões. Talvez por isso a decisão do Catarinense entre Avaí e Chapecoense, neste domingo, seja tão imprevisível. Nenhum dos dois times mostrou uma regularidade nas últimas semanas a ponto de ser possível “bancar” um favoritismo. Considerando que ninguém tem vantagem do empate, é de se esperar um jogo equilibrado e muito pensado. Ninguém vai querer se expor demais para acabar tomando um gol que poderá ser irreversível. Aposto em pênaltis para essa final.

Decisão 2
Por outro lado, o Flamengo terá o Maracanã lotado no domingo para impor sua superioridade técnica e confirmar o Campeonato Carioca contra o combalido Vasco, que mostrou no jogo de ida que terá que remar bastante no restante da temporada para se tornar um time confiável. E, mesmo assim, se confirmar o título Estadual, o Flamengo não poderá achar que está tudo ótimo. O clube tem um patamar financeiro bem acima dos seus adversários, que vivem crise financeira e possuem elencos bem mais limitados. É a tal da máxima: “Estadual não é referência pra nada, só serve pra derrubar treinador”.

Jasc
Foi lançada ontem em Timbó a logomarca da edição 59 dos Jogos Abertos de Santa Catarina, a serem disputados de 7 a 17 de novembro, na aliança que também terá Pomerode e Indaial. A “tríplice aliança” sediou os Jasc em 2004 e 2008, sendo que a última edição teve que ser cancelada após três dias de competições, por causa da enchente que destruiu o Vale do Itajaí naquele ano.

Basquete
A pedida do feriadão é prestigiar o time de basquete de Brusque, que faz dois jogos importantíssimos pelo Campeonato Brasileiro, contra o Araraquara, amanhã às 19h, e o São José dos Pinhais, às 11h de domingo, ambos na Arena Brusque. O time vem crescendo de rendimento e vai pavimentando seu caminho para a fase final da competição. O elenco de 2019 tem qualidade e vai mostrando a cada jogo a força do seu conjunto.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo