Projeto Transitolândia recebe primeira turma do ano

Turma do 4ª ano da escola João Hassmann participou das atividades na terça-feira

Projeto Transitolândia recebe primeira turma do ano

Iniciaram nesta terça-feira, 3, as atividades do projeto Transitolândia, uma parceria entre a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Guarda de Trânsito, a Prefeitura Municipal de Brusque e o empresariado local.

A primeira turma a participar do projeto neste ano foi o 4º ano da Escola de Educação Básica João Hassmann. As crianças tiveram uma palestra com uma abordagem teórica sobre o trânsito, discutindo as formas e comportamentos adequados para o pedestre e motorista.

Ensinamentos sobre como se deve atravessar a rua, respeito aos pedestres, a importância do cinto de segurança, dentre outras dicas, fazem com que as crianças aprendam relevantes lições que contribuem para preservar suas vidas, tanto na condição de pedestres, como quando passageiros orientando seus pais sobre bons hábitos no trânsito.

Após a palestra as crianças realizam um lanche nas dependências do quartel.

Completada a parte teórica do projeto, os alunos foram até o Centro Vivencial de Trânsito, um espaço dentro do quartel que simula as ruas de uma cidade, com toda sinalização incluindo semáforos e até travessias elevadas e ciclofaixas.

Esta é a parte mais esperada pelas crianças, pois é neste momento que elas colocam em prática o que aprenderam na palestra. Enquanto uma parte da turma dirige carrinhos a pedal semelhantes a automóveis de verdade, os demais alunos caminham pelas calçadas, comportando-se como pedestres.

No final da visita, todos os estudantes receberam um kit com material didático para continuar aprendendo sobre o trânsito e um certificado de participação das atividades.