Empresa de Gaspar vence licitação para prolongamento da Beira Rio

Pacopedra, que tem histórico de atuação em Brusque, fará a execução da obra

Empresa de Gaspar vence licitação para prolongamento da Beira Rio

Pacopedra, que tem histórico de atuação em Brusque, fará a execução da obra

A empresa Pacopedra, de Gaspar, venceu a licitação para o prolongamento da avenida Beira Rio. A extensão viária será realizada na margem esquerda, pela avenida Arno Carlos Gracher, a partir da ponte Mario Olinger, também conhecida como Ponte dos Bombeiros.

O processo licitatório – que levou em consideração a oferta por menor preço – foi concluído na última sexta-feira, 1º, com a abertura dos envelopes das propostas de empresas interessadas no projeto. A Pacopedra venceu ao oferecer os serviços por R$ 25,3 milhões.

A segunda melhor proposta foi da empresa brusquense Augusto Terraplanagem (R$ 25,8 milhões), seguido pela terceira proposta, da Infrasul Infraestrutura, de Joinville (R$ 27,8 milhões).

A empresa gasparense tem histórico de trabalhos realizados no município. Foi responsável pela construção da ponte do Rio Branco, da obra de urbanização no bairro Bateas e de macrodrenagens nos bairros São Pedro, Paquetá e Steffen.

Os recursos para o investimento no prolongamento da Beira Rio vieram por intermédio do Programa Avançar Cidades, do Ministério das Cidades, aprovados em novembro de 2018.

Desta forma o município ficou apto a contratar financiamento junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), agente financeiro escolhido pelo governo municipal. Os recursos são oriundos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Nova ponte e estruturas

A licitação é abrangente, envolvendo não apenas toda a estrutura referente ao prolongamento viário (terraplanagem, drenagem, muros de contenção, pavimentação, sinalização, entre outros), mas também a construção de novas obras agregadas. Entre elas estão uma nova ponte, sobre o ribeirão São Pedro, e a ampliação da cabeceira da ponte dos Bombeiros.

A obra inicia nas proximidades do Corpo de Bombeiros, seguindo até nas imediações da Ponte João Libério Benvenutti, também conhecida como ponte da Bilu ou do Santos Dumont. São cerca de quatro quilômetros de extensão. Ainda não há um prazo específico para início da obra, mas a prefeitura de Brusque comunicou que deverá ser no fim do primeiro semestre.