Aula magna do curso de Medicina da Unifebe lota teatro do Cescb

Instituição utilizou da metodologia ativa para desenvolver as aulas

Aula magna do curso de Medicina da Unifebe lota teatro do Cescb

Instituição utilizou da metodologia ativa para desenvolver as aulas

Foi dada a largada no início das aulas do curso de Medicina da Unifebe. A aula magna que marca esse momento aconteceu na noite desta quarta-feira, 20, no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Cescb). A cerimônia contou com a participação dos 40 alunos e seus respectivos padrinhos, familiares, docentes do curso e autoridades.

Após a fala das autoridades, foi realizada uma palestra com o neurocirurgião Marcelo Neves Linhares, presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM) e com André Luis Fernandes Palmini, médico neurocientista.

O curso utilizará da metodologia ativa de aprendizagem, na qual desde o primeiro semestre os alunos já terão experiências práticas. Apesar de ser antiga, a metodologia é novidade na região. A instituição garante que não visa formar apenas profissionais da saúde, mas pretende colocar no mercado médicos com caráter humanista.

Eduarda Paitl Agostinho levou pediatra Marcia Logli como madrinha de curso / Foto: Eliz Haacke

O coordenador de Medicina da Unifebe, Osvaldo Quirino de Souza revela que o curso é de extrema importância para cidade, região e a própria instituição. Ele considera que será um divisor de águas no aspecto da saúde, educacional e socioeconômico.

“A Unifebe era uma universidade local e regional e hoje passa a ser nacional porque o curso de Medicina atrai pessoas de todo país para cá”, enfatiza.

A primeira turma é formada por alunos do Paraná, Rio Grande do Sul e a maior parte de Santa Catarina, sendo sete estudantes de Brusque.

Para Linhares o curso valoriza a medicina local e da região. Ele acredita que a cidade conta com grandes profissionais e agora se tornará “um centro de referência ainda maior com a faculdade”.

O curso surgiu na gestão do atual reitor da Unifebe, Günther Lother Pertschy que considera esse momento especial para o legado da instituição. Ele garante que essa é a entrada definitiva da Unifebe na área da saúde. “Estamos com muita alegria e orgulho formalizando o início das aulas de Medicina”, revela.

Pais e alunos aguardavam ansiosos pelo início da cerimônia / Foto: Eliz Haacke

A reitora eleita, Rosemari Glatz afirma que o curso foi planejado e elaborado com responsabilidade. “É um momento que marca uma transição não só da universidade, mas da comunidade regional”, enfatiza.

O secretário de Saúde, Humberto Fornari acredita que o evento é o pontapé para que a saúde de Brusque tenha um novo rumo. Para ele, se 20% dos alunos depois de formados atuarem na cidade, essa mão de obra poderá ser aproveitada pelo município.

Conforme Fornari, hoje o principal motivo para saída dos médicos da cidade é pela busca de residência médica, mestrado ou até mesmo doutorado. Com a faculdade de Medicina no município, ele acredita que haverá oportunidade para que esses profissionais se especializem e possam continuar em Brusque.

O prefeito Jonas Paegle avalia que esses alunos futuramente irão melhorar a qualidade da assistência médica municipal. Ao discursar para a plateia, ele relatou como foi o primeiro dia de aula quando teve que estudar um cadáver e também incentivou os estudantes.

Expectativa dos alunos
Eduarda Paitl Agostinho, 17anos, sonha desde os nove anos em fazer Medicina. Ela revela que desde então seguiu uma caminhada com muitos estudos e dedicação. Além disso, Eduarda escolheu a instituição por ser brusquense e pretende no futuro trabalhar no município.

Eduarda Paitl Agostinho levou pediatra Marcia Logli como madrinha de curso / Foto: Eliz Haacke

O calouro Bruno Arnon Bittencourt, 28, garante estar empolgado e com as melhores expectativas. Ele realizou uma arrecadação virtual para conseguir realizar o sonho de ingressar no curso. A vaquinha encerra no dia 25 deste mês e o estudante conseguiu arrecadar pouco mais de R$ 10 mil.

“Para o futuro o meu interesse é talvez fazer uma residência fora, mas voltar para atuar aqui. Eu moro aqui há muito tempo e quero retribuir a sociedade”, revela.

Quinta-feira – 21/2:
Manhã
8h: Palestra com Dr. Fernando Arruda, da Empresa CSanmek
Local: Auditório do Bloco C da Unifebe

Tarde
14h: Visita aos principais pontos turísticos de Brusque – Saída da Unifebe

Noite
18h30: Apresentação do Coro Unifebe
Palestra com Leopoldo Back, vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina
Palestra sobre a plataforma educacional para pais alunos e professores
Local: Auditório do Bloco C da Unifebe

Sexta-feira – 22/2: