Operadoras investem e ampliam 4G em São João Batista

Dados da Anatel revelam boa qualidade dos serviços prestados no município

Operadoras investem e ampliam 4G em São João Batista

Dados da Anatel revelam boa qualidade dos serviços prestados no município

Realidade em grande parte das cidades, a internet 4G ainda precisa avançar no interior de Santa Catarina. Em São João Batista, três das quatro maiores operadoras do país fizeram investimentos recentes neste tipo de tecnologia.

A Tim começou a ofertar a 4G primeiro, em julho de 2016. A empresa também investiu em uma nova torre 3G para atendimento na área rural da região.

Pioneira na 4G na cidade, a Tim informa que pretende ampliar a capacidade da estação 4G que atende à sede do município com 4G em 700 MHz, frequência que permite mais rapidez na navegação.

O aumento de capacidade também reforça significativamente o alcance da rede de quarta geração em ambientes fechados e proporciona estabilidade para a conexão dos clientes.

A segunda empresa telefônica a chegar com a internet 4G em terras batistenses foi a Vivo, em 2017. Desde então, a operadora tem avaliado a possibilidade de ampliações na sua rede móvel, considerando a demanda e critérios técnicos para expansão de seu atendimento.

A última a aportar na Capital Catarinense do Calçado com a rede 4G foi a Claro. A operadora chegou em junho de 2018, ano em que investiu fortemente na sua expansão para várias cidades do estado.

A Claro informa que além de investir na cobertura 4G, aproveitou os investimentos para melhorar a infraestrutura que já existia em São João. Um mês antes de disponibilizar a 4G, a Claro chegou com a 3G.

A Oi é a única das quatro operadoras mais conhecidas que não oferece 3G nem 4G em São João Batista. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Oi ainda trabalha com 2G.

A reportagem tentou contato com a empresa para saber se existem planos de ofertar essa tecnologia para a população de São João Batista, contudo, não obteve retorno, após inúmeras tentativas.

Dados da Anatel avaliam serviços prestados

A Anatel realiza o acompanhamento dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia em todos os municípios. Os indicadores não mostram as áreas de cobertura das operadoras, mas sim dados qualitativos.

No que se refere à 4G, que é a tecnologia em expansão no momento, apesar de que já existe a 4.5G, as três são muito parecidas. A Anatel avalia a taxa de conexão de dados por meio de uma conta que consista na taxa de conexão de dados divididos pelo total de tentativas.

De acordo com o relatório, em 2018, todas as três tiveram desempenho acima dos 99%. A referência é 98%, portanto, as três obtiveram resultados acima do exigido.

A avaliação da internet 3G revela um cenário idêntico. Claro, Tim e Vivo praticamente empatam na qualidade da conexão.

Raramente usado hoje em dia, ainda mais com aplicativos cada vez mais pesados e smartphones mais potentes, a internet 2G também é avaliada. A Oi, neste caso, entra na disputa. A taxa de conexão das quatro são muito semelhantes.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo