Prefeitura de Brusque prevê economia com aluguel de automóveis

Sem gastos com manutenção e documentação, estratégia serve também para modernizar frota

Prefeitura de Brusque prevê economia com aluguel de automóveis

A Prefeitura de Brusque recebeu na tarde da última sexta-feira, 1º, 16 veículos alugados. A nova estratégia para frota veicular visa, segundo a administração municipal, economizar com gastos de manutenção e documentação, além de modernizar a frota, que é defasada. Outros 15 veículos devem chegar nas próximas semanas.

Conforme levantamento realizado pela própria prefeitura, dos 131 carros que compõem o patrimônio do governo municipal, 32% possuem ano de fabricação inferior a 2010, 45% entre 2010 e 2014 e 23% entre 2015 e 2018. Somente em 2017, em manutenção veicular, houve um gasto de mais de R$ 1,4 milhão. Os automóveis também não possuíam seguro, e a partir de agora estão totalmente segurados.

Segundo explica o assessor técnico de projetos e planejamento, André Vechi, foi realizado primeiramente um estudo para avaliar as vantagens do aluguel de veículos. “Quando cheguei na prefeitura, foi me passado o objetivo de reduzir custos com frota. Percebemos que com o aluguel de veículos, podemos economizar de 15 a 20%”.

Com o processo de locação de veículos, toda a manutenção é de responsabilidade da empresa contratada, a Standby Veículos. A cada ano, ou sempre que os veículos ultrapassarem 80 mil quilômetros, a frota locada será substituída.

Estes primeiros 31 veículos alugados serão um teste para a prefeitura. Se realmente for constatada a melhoria da frota e a geração de economia, a tendência é que todos os automóveis da prefeitura de Brusque sejam alugados ao chegar o período de renovação.
Para exemplificar o gasto mensal, um veículo Volkswagen Gol, que foi o mais alugado pela prefeitura, tem o custo de R$ 1.450 mensais. Os veículos que forem substituídos serão levados para leilão.

Sistema de monitoramento
Nos novos veículos, já está sendo instalado um novo sistema de monitoramento. Nele, será possível acompanhar onde está o automóvel e quem é seu motorista. A iniciativa parte após denúncias de veículos da prefeitura utilizados para necessidades particulares.

O sistema é um cartão, pessoal e intransferível, que será entregue ao motorista. O carro só dará partida quando ele utilizar o cartão no veículo, e a partir daí é possível acompanhar, por meio de GPS, o local do veículo e quem o dirige.

Não apenas a administração pública poderá monitorar a frota, como também o cidadão. O painel estará à disposição de todos no Portal da Transparência.

Veículos contratados
Oito Gols – Quatro para Secretaria de Obras, três para Secretaria da Fazenda e uma para Comunicação;

Duas Fiorinos – Uma para Secretaria de Educação e uma para secretaria de Saúde;

Quatro Saveiros – Uma para Secretaria de Desenvolvimento Econômico, uma para o Zoobotânico, uma para Fundação Municipal de Esportes e uma para o Departamento Geral de Infraestrutura;

Uma Ducato – Para Secretaria de Educação;

Uma Amarok – Para a Fundação Municipal do Meio Ambiente.