Brusque passa a ter agendamento online para carteira de identidade
Cidadão que agendar horário para a confecção do documento terá prioridade no atendimento
Cidadão que agendar horário para a confecção do documento terá prioridade no atendimento
Desde a última segunda-feira, 17, o Instituto Geral de Perícias (IGP) de Brusque realiza atendimentos por meio de agendamento online para a confecção de carteiras de identidade. O sistema permite que o cidadão interessado em obter o documento escolha a data e o horário de preferência por meio do portal estadual do IGP e seja atendido no período solicitado.
Por ora, os atendimentos sem agendamento também são realizados normalmente. Contudo, quem faz a solicitação no site tem prioridade e é atendido conforme o horário estipulado – em um sistema semelhante ao realizado para o cadastramento biométrico no Cartório Eleitoral.
O portal para o agendamento é o agendamento.igp.sc.gov.br. Além de poder realizar o procedimento, há informações importantes como os documentos que serão necessários apresentar ao IGP e a taxa a ser paga. Os agendamentos são realizados de 20 em 20 minutos, com dois atendimentos por horário.
Segundo o gerente regional do IGP de Brusque, Álvaro Augusto Mesquita Hamel, a tendência é que, em médio prazo, encerre-se os atendimentos no local e todas as confecções de carteira de identidade sejam feitas mediante agendamento. “É um sistema que facilita muito, tanto o nosso atendimento, quanto o próprio usuário que pode se programar e chegar no horário que ele mesmo estipulou”.
Para o próximo ano, Hamel alerta para o grande movimento que tradicionalmente o IGP registra nos primeiros meses. “Em janeiro e fevereiro a movimentação chega a triplicar. Para evitar filas, pedimos para que as pessoas busquem realizar estes agendamentos a partir de março”.
Deve fazer uma nova carteira de identidade quem ainda não possui e quem tem o documento em más condições de conservação. “Às vezes a identidade molha, solta o plástico, os dados ficam ilegíveis, e com isso empresas e órgãos públicos podem não aceitar o documento”. Hamel lembra também que para viagens a países do Mercosul e alguns atendimentos, como em bancos, é exigida uma identidade feita nos últimos dez anos.
Passo a passo para o agendamento
– Acesse o portal agendamentoigp.sc.gov.br
– Escolha a opção “Agendamento de carteira de identidade”
– Confira todas as informações sobre o procedimento e clique em “Li e entendi as orientações para emissão da Carteira de Identidade”
– Escolha o município desejado e o local (no caso de Brusque, há apenas o IGP)
– Selecione data e horário e confirme o agendamento (atendimento na rua Barão do Rio Branco, 412, Centro, ao lado do Corpo de Bombeiros)