Brusque Shopping obtém autorização ambiental para corte de vegetação

Com aval do IMA, empreendimento fica mais próximo de virar realidade

Brusque Shopping obtém autorização ambiental para corte de vegetação

Com aval do IMA, empreendimento fica mais próximo de virar realidade

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) do estado concedeu autorização de corte à Sacs Consult, que anuncia a intenção de implantar o Brusque Shopping. A licença ambiental foi publicada em edital na última segunda-feira, 10.

A autorização era um dos principais entraves para que o empreendimento se torne realidade. O processo de liberação do shopping center está na prefeitura há anos.

Desde o início do ano, o Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan) aguardava o licenciamento ambiental. Também faltam outros documentos para liberar o alvará de construção.

A presidente do Conselho Municipal da Cidade (Comcidade) e diretora de Análise Projetos do Ibplan, Jiane Mara Heil, diz que representantes da empresa já estiveram na prefeitura e informalmente contaram que pretendem iniciar a terraplanagem no começo de 2019. O aval do IMA já lhes permite fazer este tipo de intervenção.

O Ibplan também concedeu uma autorização para que seja instalado no local um tapume. No entanto, ainda faltam detalhes para a liberação da construção.

Segundo a diretora, a parte que diz respeito aos bombeiros ainda está pendente. Enquanto isso, a Sacs pode tocar apenas aspectos acessórios da obra, sem de fato começar o fundamento.

A reportagem tentou contato com Sérgio Manzalli, sócio da Sacs Consult, por diversas vezes, mas não obteve sucesso.

História antiga
O Brusque Shopping ficará no terreno em frente ao Angeloni. A área pertence à Comunidade Luterana, que a negociou a permuta com empresa paulista, em agosto de 2015.

Houve vários adiamentos para o início da obra depois disso. Em 2017, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram), por meio do Comcidade, exigiu que a empresa faça uma série de obras viárias no Maluche e no Centro (perto do Imigrantes Hospital).

A empresa aceitou as exigências e, com isso, o processo dentro do Comcidade teve continuidade. Conforme já noticiado por O Município, desde o início deste ano a liberação no Ibplan estava parado.

O projeto do Brusque Shopping Center prevê um empreendimento de porte médio. Segundo informado ao jornal em maio de 2016, o primeiro shopping center do município deverá ter 150 lojas.

O novo centro de compras deverá gerar entre 600 e 700 empregos na obra. Depois de inaugurado, serão 1,2 mil postos de trabalho.

Na época, o investimento estimado para que o projeto ficasse pronto era de R$ 110 milhões. O valor deve subir devido à inflação que fez os preços aumentarem desde então.