Identificar as questões que exigem a intervenção do poder público e buscar soluções para um trânsito melhor foram alguns dos objetivos da Mesa Redonda realizada na tarde desta quarta-feira, 19, entre representantes do Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade, Guarda de Trânsito de Brusque, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Fórum de Atenção às Violências, Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde, e outros órgãos convidados.
O encontro aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura de Brusque e os participantes puderam conversar sobre as estatísticas de frotas, números de acidentes e as ações implantadas pelo IBPLAM em favor da segurança e fluidez do trânsito na cidade. O superintendente do órgão, Alexandre Gevaerd, presidiu o debate e ressaltou que o envolvimento da comunidade e demais entidades é essencial para o sucesso da iniciativa.
A prevenção foi a tônica da conversa que envolveu também o diretor administrativo do Hospital Azambuja, Hilário Borchardt. O profissional destacou que as faixas elevadas instaladas em frente à casa de saúde têm contribuído muito para a segurança da comunidade.
– Percebemos que a travessia ficou muito mais segura. São medidas como essa que ajudam a deixar nosso trânsito melhor – disse Borchardt
O secretário de Saúde, Luis Fernando Sanni, revelou que em 2011 a Secretaria de Saúde gastou mais de R$ 885 mil com internações hospitalares decorrentes de acidentes, incluindo atendimentos em anestesias, fisioterapia, fraturas e traumatismo crânio encefálico.
– São valores que poderiam ser direcionados para outras áreas se tivéssemos um trânsito mais consciente – disse Sanni.
A Mesa Redonda é uma das atividades da programação desenvolvida pela Prefeitura de Brusque para a Semana Nacional de Trânsito, realizada de 18 a 25 de setembro com o tema “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não Exceda a Velocidade, Preserve a Vida”.
Fonte: Secom Prefeitura de Brusque